Justiça Comunitária seleciona e capacita novos agentes de Justiça e Cidadania

por ACS — publicado 2014-09-17T11:10:00-03:00

Justiça Comunitária AgentesO Programa Justiça Comunitária seleciona e capacita novos agentes comunitários de Justiça e Cidadania para completar o seu quadro de agentes. A previsão é capacitar até o fim do ano de 2014 cerca de 20 cidadãos da comunidade de Ceilândia.

A seleção prevê a participação em curso de dois módulos. O primeiro módulo visa a divulgação do programa e seus três pilares de atuação. Objetiva, também, recrutar candidatos para a formação de agente comunitário. O segundo módulo visa selecionar e capacitar o candidato a atuar como agente comunitário do Programa.

Nesse final de semana, 13 e 14 de setembro, foi realizada uma turma do módulo 1. O curso aconteceu na Casa da Justiça e Cidadania, localizada na EQNN 5/7, Ceilândia Norte, e teve como público alvo moradores dessa região. Outras turmas estão previstas para ocorrer ainda neste mês de setembro e outubro. Podem se inscrever moradores de Ceilândia ou cidadãos com alguma inserção ou atividade nessa cidade. Mais informações estão disponíveis por meio dos telefones 3103-6780 ou 3103-8119.

O programa Justiça Comunitária, criado no ano 2000 e vencedor do Prêmio Innovare, em 2005, visa democratizar o acesso à Justiça e restituir ao cidadão e à comunidade a capacidade de gerir seus próprios conflitos de maneira participativa, autônoma e pacífica. O programa atua por meio de três pilares: educação para os direitos, em que a comunidade reflete sobre seus direitos e produz materiais que democratizam o acesso à informação; mediação comunitária, em que a comunidade atua sobre seus problemas e os soluciona por meio de técnicas pacíficas e dialógicas e animação de redes sociais, em que a comunidade se mobiliza e cria redes solidárias que busquem atender suas necessidades coletivas.