Supervisor da VIJ apresenta pesquisa em congresso internacional no Japão

por SECOM/VIJ — publicado 2014-09-17T10:35:00-03:00

O supervisor substituto do Centro de Referência em Violência Sexual da Vara da Infância e da Juventude (CEREVS/VIJ), Reginaldo Torres, participa, de 14 a 17/9, em Nagoya, no Japão, do XX Congresso da Sociedade Internacional de Prevenção do Abuso e Negligência Infantil (ISPCAN). O supervisor apresentará, juntamente com a professora Debra Nelson-Gardell, da Universidade do Alabama-EUA, parte da sua pesquisa de doutorado com as entrevistas realizadas com crianças suspeitas de terem sido vítimas de abuso sexual, atendidas pelo CEREVS no ano de 2011.  

O título do trabalho de Reginaldo Torres é “Desenvolvimento de um sistema de codificação de entrevistas forenses com crianças em casos de suspeita de abuso sexual”.  Segundo Torres, esse trabalho resultou no desenvolvimento de um método de análise da qualidade das entrevistas forenses realizadas com foco na identificação do abuso, com o objetivo de identificar que aspectos na entrevista facilitavam ou dificultavam o compartilhamento de informações por parte das crianças. 

“Durante o evento, tenho a expectativa de saber mais como funciona o sistema de proteção à infância no Japão e em outros países, já que esse congresso atrai profissionais do mundo inteiro”, disse o supervisor da VIJ, que atua principalmente em avaliações psicossociais para o contexto judicial, entrevistas forenses e avaliação de abuso sexual infantojuvenil. Reginaldo Torres é doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília e especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo.