TJDFT realiza a primeira sessão de mediação por videoconferência

por MLC — publicado 2014-09-24T14:35:00-03:00

Conciliação e Mediação PADRÃOO Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios realizou, nessa segunda-feira, 22/9, a primeira sessão de mediação por meio de videoconferência da Justiça local. A sessão aconteceu com excelente qualidade de áudio e vídeo. Os participantes estavam no Distrito Federal e em São Paulo. A juíza aposentada do TJDFT, Eutália Maciel Coutinho, foi a mediadora.  

A videoconferência foi realizada pelo Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - NUPEMEC com o apoio do Núcleo de Degravação e de Videoconferência Judicial - NUDEV e possibilitou que as partes e seus advogados, mesmo estando em localidades diferentes, pudessem participar da mediação.

Como funciona a mediação no DF

No DF, a mediação é indicação para casos em que há maior complexidade diante da relação continuada dos envolvidos no processo. De posse do processo, os juízes avaliam se aquele caso específico pode ser resolvido pela mediação ou não. Em caso positivo, os dados do processo são remetidos pela vara a um dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSCs para que sejam iniciados os procedimentos da mediação. Em alguns casos, também, as próprias partes, interessadas em um desfecho mais rápido e satisfatório do conflito, requerem em juízo que o processo seja enviado ao Centro.

O TJDFT possui um canal direto, à disposição do cidadão, para os interessados em conciliar ou mediar. Para solicitar a inclusão de processo judicial na agenda de conciliação ou mediação do Tribunal, envie um email para: conciliar@tjdft.jus.br .

O NUPEMEC e os CEJUSC´s são subordinados à 2ª Vice-Presidência do TJDFT, responsável por coordenar, no âmbito do TJDFT, a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses.