TJDFT realiza Semana de Inclusão 2014 e comemora cinco anos do Núcleo de Inclusão

por SB — publicado 2014-09-18T15:15:00-03:00

NIC 5 anosO Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios realiza, de 22 a 26/9, a Semana de Inclusão 2014, com palestras, oficinas e exposição de fotos. Neste ano, o Tribunal comemora os cinco anos do Núcleo de Inclusão - NIC, criado por meio da Portaria GPR 811/2009, com a responsabilidade de planejar, implementar e promover ações integradas no sentido de viabilizar a efetiva inclusão da pessoa com deficiência. As atividades acontecem por ocasião do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro.

Os cinco anos de atuação do NIC estão resumidos em uma exposição de fotos que poderá ser conferida, na próxima semana, por servidores e público externo. Muitas ações foram realizadas nesse período em prol da inclusão das pessoas com deficiência, entre elas campanhas e vídeos de conscientização de todo o público interno incentivando o respeito às desigualdades, mostras de arte inclusiva, palestras, cursos para servidores, gestores e terceirizados, adaptações prediais e até mesmo a aquisição de uma van adaptada para transportar cadeirantes. O NIC atua em parceria com diversos setores da Casa, através da Comissão Multidisciplinar de Inclusão, da qual também faz parte um servidor eleito por seus colegas com deficiência, dentro da filosofia do “nada sobre nós sem nós”.

Na segunda-feira, 22/9, o Núcleo de Inclusão, em parceria com a Escola de Administração Judiciária, promove a palestra Deficiência e Trabalho: Direitos, Ética e Inclusão Social. A psicóloga Aline Wanderer e o jornalista Edson Batista Júnior abordarão o tema, das 16h às 18h, para servidores da Casa, na sala de aula 2 do 5º andar do Bloco A do Fórum de Brasília. Haverá tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais – Libras.  Na quarta-feira, 24/9, será realizada a oficina Rompendo Barreiras no Contexto do Trabalho, coordenada pela psicóloga Beatriz Martins, a médica do trabalho Sandra Carrijo e a assistente social Lianne Oliveira. A oficina será ministrada das 14h às 16h, na sala de aula 4 do 5º andar do Bloco A do Fórum de Brasília. A mesma oficina será realizada no Fórum de Ceilândia, na quinta-feira, 25/9, das 14h ás 16h.

O NIC promove também duas palestras para ascensoristas e recepcionistas terceirizados. Na segunda-feira, 22/9, a palestra Surdez e Libras: Noções Básicas, será proferida pela servidora do TJDFT Alessandra Shimabukuro e, na sexta-feira, 26/9, o tema Atendimento Inclusivo será abordado pelo servidor Gabriel Dantas.

O Núcleo de Inclusão está subordinado à Presidência do TJDFT e fica na sala 524 do Bloco A do Fórum de Brasília. Com o slogan Rompendo Barreiras e Assegurando Direitos, o NIC celebrará seus cinco anos lançando um folder virtual explicativo da atuação do setor dentro do TJDFT.