Varas judiciais do DF recebem Selo de Qualidade

por TT — publicado 2014-09-19T12:20:00-03:00

entrega selo de qualidadeO Corregedor de Justiça do Distrito Federal, desembargador Romeu Gonzaga Neiva, participou nessa quinta-feira, 18/9, da cerimônia de entrega do Selo de Qualidade da Corregedoria de Justiça do DF às Varas de Fazenda Pública, de Entorpecentes, de Órfãos e Sucessões de Brasília e aos Juizados Especiais Cíveis de Brasília. O selo, instituído por meio da Portaria GC 68, de 15 de junho de 2012, tem o objetivo de valorizar magistrados e servidores pelo trabalho realizado nos cartórios, a fim de promover uma prestação judiciária de excelência.

Na ocasião, o Corregedor parabenizou os agraciados pelo empenho, seriedade e dedicação e destacou que a entrega do selo é uma forma de reconhecer o trabalho realizado pelos servidores e magistrados. Além disso, destacou que o Selo de Qualidade traduz “a busca constante por melhora e aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, ocasionando efetivo ganho para o cidadão, razão final do trabalho realizado no TJDFT”.Entrega do Selo de Qualidade

Durante a cerimônia, a juíza Sandra Reves Vasques Tonussi, titular do 6º Juizado Especial Cível de Brasília, falou em nome dos magistrados, ocasião na qual agradeceu a Administração Superior do TJDFT por reconhecer a dedicação e o compromisso dos magistrados e servidores com a missão do Tribunal. Além disso, a magistrada parabenizou a liderança do Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, na implementação do processo eletrônico, o que, segunda a juíza, “revela que o Judiciário do Distrito Federal está atento aos reclamos da sociedade por um processo simples, que hoje se quer eletrônico, com uma plataforma amigável, acessível”. Confira aqui a íntegra do discurso proferido pela juíza Sandra Reves.

As varas agraciadas foram aquelas que atingiram pontuação igual ou superior a 85% na avaliação final das correições judiciais feitas pela Corregedoria. Como forma de capacitar os servidores sobre a dinâmica da atividade correicional, a Escola de Administração Judiciária do TJDFT ofereceu, nos moldes do art. 1º da Portaria GC 88/2013, curso de Introdução às Correições Ordinárias aos servidores das varas correicionadas, segundo as normas internas e as recomendações do Relatório de Correição.

Desde a instituição do Selo de Qualidade, varas judiciais em várias circunscrições do DF já foram agraciadas. Na Justiça do DF, existem 192 serventias judiciais, distribuídas em 13 circunscrições. Desse total, 135 serventias já foram correicionadas no Ciclo de Correições Ordinárias 2012/2014. Durante as correições, foram analisadas 31,5 milhões de páginas de aproximadamente 222 mil processos.

Como forma de dar maior transparência ao processo de correição, o TJDFT disponibiliza a página das Correições Judiciais, na qual podem ser encontradas informações sobre as atividades realizadas em cada serventia, portarias regulamentadoras, dicas cartorárias, a lista das serventias correicionadas e a lista dos agraciados com o Selo de Qualidade da Corregedoria.

A cerimônia contou com a presença de servidores e magistrados da Casa, entre eles os juízes assistentes da Presidência, Eduardo Rosas, e da Corregedoria, Jayder Ramos.

Confira aqui a íntegra do discurso proferido pela juíza Sandra Reves.