Voluntários da Rede Solidária Anjos do Amanhã são homenageados em evento na VIJ

por SECOM — publicado 2014-09-29T15:05:00-03:00

Anjos do amanhã - evento 26-9-14Quarenta e cinco voluntários da Rede Solidária Anjos do Amanhã (35 pessoas físicas e dez instituições) foram homenageados na tarde da última sexta-feira, 26/9, em solenidade na Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ).  A homenagem acontece a cada dois anos e é um reconhecimento do Programa aos voluntários que desenvolvem um relevante trabalho em prol de crianças e adolescentes em situação de risco social. Atualmente, a Rede conta com 681 voluntários e beneficia 6.307 pessoas.

Prestigiaram o evento a 1ª Vice-Presidente do TJDFT, Desa. Carmelita Brasil, representando o Presidente da Casa, Des. Getúlio de Moraes Oliveira, o Juiz da Vara da Infância e da Juventude do DF, Renato Rodovalho Scussel, a Juíza da Vara de Execução Medidas Socioeducativas do DF, Lavínia Tupy Vieira Fonseca, o Ministro Aposentado do STJ, Aldir Passarinho, a Supervisora da Rede Solidária Anjos do Amanhã, Lúcia Passarinho, além de defensores públicos, promotores de justiça, advogados, servidores, parceiros e voluntários.

A solenidade teve início com a apresentação de um vídeo institucional sobre o trabalho dos Anjos do Amanhã. Em seguida, o Juiz da VIJ/DF, Renato Rodovalho Scussel , destacou a importância do Programa para a comunidade infantojuvenil. “A Rede Solidária alcançou milhares de crianças, graças às ações dos voluntários do bem. Com a ajuda de todos, podemos brindar hoje as oportunidades geradas, as necessidades supridas, os direitos restabelecidos e os sorrisos devolvidos a milhares de crianças e adolescentes”, destacou.

Ele também falou dos oito anos do Programa. “Ao olhar para o sucesso dessa iniciativa, eu me recordo que há mais de oito anos a Rede Solidária não passava de um sonho. Nós vivenciamos o dia a dia de crianças e adolescentes e, assim como eles, acreditamos em sonhos”.

O Juiz destacou ainda a dura realidade da infância nos dias de hoje. “A realidade da Vara nos mostra sua face mais crua: infância desvalida, fragilidade humana, transgressão desmedida e toda sorte de violência e perversidade contra nossas crianças e adolescentes. Mas aprendi com essa parceria que, a despeito de toda perversidade, nunca devemos duvidar da bondade e da solidariedade humana”, finalizou.

A Supervisora da Rede, Lúcia Passarinho, fez uso da palavra, agradecendo veementemente à sua equipe, aos  setores da VIJ, parceiros, voluntários, servidores e magistrados que dão sua valiosa contribuição ao Programa.  “Agradeço ao Dr. Renato pela confiança em mim; aos voluntários e parceiros pela dedicação e disponibilidade. Agradeço à minha equipe e a todos os magistrados que ajudam nas diversas necessidades da Rede. O que vocês fazem vai muito além do envolvimento inicial. Vocês são doadores de afeto. Vocês colocam esperança no tecido social cheio de desesperança. Todo amor que vocês doam, já é muito amor”, registrou. 

Ao se pronunciar, a Desa. Carmelita assegurou que o TJDFT se sente honrado em ter em seus quadros um Programa com uma vocação tão fraterna. “Não é fácil colocar solidariedade no coração das pessoas”, destacou. Ela citou ainda uma passagem bíblica em que Cristo diz a Pilatos que o seu reino não é deste mundo. Segundo a magistrada, o Projeto Anjos do Amanhã se mostra a “terra sonhada do Cristo”; pois, em uma época na qual predominam a força, a vaidade, o egoísmo e a prepotência, o Programa é um celeiro de amor, caridade, compaixão e solidariedade. “Com essa iniciativa, nasce aqui uma nova terra, um novo mundo de amor ao próximo e de amparo a quem precisa. E isso pode ser expandido para o mundo inteiro”, concluiu.

Ao final, cada homenageado foi convidado nominalmente a receber a placa (pessoas físicas) ou estatueta (órgãos ou instituições) das mãos do Juiz da VIJ e da Desa. Carmelita. Em seguida, foi exibido um vídeo com fotos dos antigos e atuais parceiros da Rede, ao som da música Anjos de Plantão, de Ivo Mozart, e da coreografia dos grupos de dança DS CREW e START FAMILY CREW, coordenada por Daniel Mendes.

 

Sobre os Anjos do Amanhã

 

Criada em 2006 pela VIJ, a Rede Solidária Anjos do Amanhã direciona suas ações às crianças e aos adolescentes jurisdicionados da Justiça Infantojuvenil do DF e às instituições às quais estão vinculados, proporcionando ao seu público-alvo benefícios como atendimento médico, odontológico e psicológico, cursos de capacitação e profissionalização, inserção no mercado de trabalho, atividades de lazer, cultura e esporte.

 

A Rede Solidária Anjos do Amanhã mantém cadastro de pessoas e de instituições que desejam doar algum tipo de recurso para o público-alvo do programa. Podem ser doados serviços, ajuda profissional ou bens materiais. Para saber mais, acesse o site www.anjosdoamanha.tjdft.jus.br.

 

VEJA OS HOMENAGEADOS

 

PESSOAS FÍSICAS

Adriana Gomes da Cunha Rolim

Alexandre Augusto Ruschi

Ana Paula Rodrigues Moreira

Ana Rosa Carvalho de Abreu

André Guedes de Sousa

Andrey do Amaral

Angélica Chaves Ribeiro Nascimento

Dr. Ângelo Roncalli Alvares da Silva

Antônio Jorge de Alvarenga

Antônio Washington de Oliveira Santos

Arthur Jordão da Silva Barros

Aurelita de Assis Teódulo Formiga

Bernadete dos Anjos Celestino

Bruna Viana Couto Cardoso

Cesira Bertoni Jardim

Débora Cabral de Lima

Dra. Renata Correa Ribeiro

Dra. Silvana Rothfeld Gratone

Eduardo de Almeida Campos

Fernanda Cunha Fontoura Roque

Juiz Fernando Nascimento Mattos

Francisco Tácito Martins

Heráclio de Lucena Arcoverde

Juíza Josélia Lehner Freitas Fajardo

Lindalva Evangelista

Lúcia Helena Peixoto Baptista

Luciene Alves dos Santos Silva

Ministro Luís Roberto Barroso

Marcela Rossini

Marcos Alves de Sousa Menezes

Maria Amilcar de Lima de Luna Freire

Raquel de Almeida Castanheira

Silvia Corti

Valeska Marinho Correa

Vânia Sibylla Pires

 

ÓRGÃOS E INSTITUIÇÕES

 

AMAGIS – Associação dos Magistrados do DF

Cursos Livres Musicais

MPC – Mocidade para Cristo

STJ – Superior Tribunal de Justiça – Equipe da Coordenadoria de Editoria e Imprensa STJ

STJ - Superior Tribunal de Justiça – Equipe da SEMOP – Seção de Movimentação de Pessoas

TJDFT – Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – Equipe do SERESU – Serviço de Estágio Supervisionado

TSE – Tribunal Superior Eleitoral – Equipe da SEGED – Seção de Lotação e Gestão de Desempenho

TST – Tribunal Superior do Trabalho – Equipe da Contabilidade

TST – Tribunal Superior do Trabalho – Equipe da Coordenadoria de Informações Funcionais

TST – Tribunal Superior do Trabalho – Equipe da DILEP – Divisão de Legislação de Pessoal