Leitura transforma vida de jovens que cumprem medidas socioeducativas

por LC/SECOM/VIJ-DF — publicado 2015-04-23T18:20:00-03:00

Ajude um adolescente que cumpre medida socioeducativa a virar a página: doe livros ao Projeto Leitura – a Arte do Saber

leitorprojeto leitura do saberClique aqui e veja a sugestão de títulos

A Unidade de Internação de Santa Maria (UISM) não possui TVs nos quartos. Os adolescentes internados assistem aos programas de televisão em horários preestabelecidos pela Unidade, na TV coletiva instalada nos blocos. Segundo os técnicos do local, isso evita o acesso a conteúdos violentos e ainda permite ao adolescente aprimorar o hábito da leitura.

De fato, esse e outros mecanismos de estímulo à leitura tem dado resultado por lá. Muitos adolescentes incorporaram ou  aprimoraram o hábito de ler depois que foi implantado o Projeto Leitura – a Arte do Saber. A jovem Marcela* que o diga. Há um ano e oito meses na Unidade, ela já leu 30 livros dos mais variados gêneros, graças ao Projeto que há um ano leva conhecimento e entretenimento aos jovens. Marcela diz que a leitura é uma oportunidade de “sair” dali e visitar outros lugares. E ela lê de tudo um pouco: de Dostoiévski à Clarice Lispector. Vários livros já passaram pelas suas mãos e crivo. Atualmente está debruçada sobre dois de uma jornalista chinesa, Xinran: “As boas mulheres da China” e “Enterro celestial”, e relata que foram os melhores livros da sua vida.

E as transformações que a leitura proporcionou na vida de Marcela não param por aí. “Não tem mais como ficar sem eles. A maior parte das coisas que sei aprendi nos livros”, diz a jovem entusiasmada com o que lhe reserva o futuro. Atualmente no 1º ano do Ensino Médio, Marcela pretende fazer vestibular para Direito ou História e vê nos livros uma chance de alcançar esse objetivo. “Os livros ampliam o meu conhecimento e melhoram a minha articulação na escrita. As resenhas que faço me ajudam nas provas do Ensino Regular e, com certeza, me ajudarão no ENEM e no vestibular”, afirma.

Além desses benefícios, a interna diz que a leitura pode lhe trazer vantagens no cumprimento da medida socioeducativa. “Ler melhora a nossa reputação aos olhos da juíza. Ela vê que estamos fazendo algo construtivo e isso pode nos beneficiar na reavaliação da medida”, conclui.

Atualmente, a UISM possui um acervo com 1,5 mil livros classificados conforme a complexidade e o gênero. A maior parte fica na biblioteca e a outra é organizada dentro de um carrinho. O servidor Abdallah Antun percorre os corredores dos módulos da Unidade com a biblioteca móvel, recolhendo e entregando livros aos 150 jovens do local. Aproximadamente 90% dos adolescentes internos passaram a se interessar pela leitura e a ler cerca de dois livros por semana, oito por mês.

Vitória no ENEM

Além de Marcela, outras duas internas da UISM souberam aproveitar o tempo para ler e estudar e foram aprovadas no Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal. As duas têm 18 anos e concluíram o Ensino Médio na instituição. Camila* passou no Enem com nota da redação de 740 pontos e foi aprovada para o curso de educação física, em uma faculdade particular de Brasília. A outra aprovada, Bianca*, passou para o curso de administração, com a nota na redação de 680 pontos, também em uma faculdade particular de Brasília. O incentivo à leitura e ao estudo faz parte da ressocialização. Essa vitória está atrelada ao Projeto Leitura – a Arte do Saber, que disponibiliza biblioteca na UISM com diversos livros para que elas possam estudar e aprimorar o conhecimento. É o que fez Camila, que lê vários livros por mês. "Eu gosto muito de ler e aproveitei o tempo aqui dentro para isso”, contou a adolescente que passou para educação física e sonha em se tornar personal trainner.

Você também pode ajudar outros jovens a virarem a página doando livros para o Projeto Leitura – a Arte do Saber. A campanha de arrecadação de livros vai até o dia 15 de maio e está sendo desenvolvida pela Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude em parceria com a Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ/DF), por meio da Rede Solidária Anjos do Amanhã, e com a Rede Gasol, que já doou mil livros. A intenção é ampliar o Projeto para as outras cinco unidades de internação do DF, com a arrecadação dos livros, contemplando cerca de 900 jovens.

Veja os postos de coleta:

  • Secretarias de Educação; Cultura; Ciência,Tecnologia e Inovação; Esporte e Lazer; Desenvolvimento Humano e Social; Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; e Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude;
  • Palácio do Buriti (sede e anexo);
  • Biblioteca Nacional;
  • Câmara Legislativa;
  • Unidades do Na Hora;
  • Fóruns de Justiça do DF.

Mais informações: (61) 3213-0704

*Nomes fictícios em respeito a Estatuto da Criança e do Adolescente