Programa Justiça Comunitária é destaque em matéria do Jornal de Brasília

por MM — publicado 2015-04-29T15:05:00-03:00

Jornal de BrasíliaNesta quarta-feira, 29/4, o Programa Justiça Comunitária do TJDFT foi tema de matéria publicada pelo Jornal de Brasília, no caderno Cidades. A matéria destaca que o "núcleo do TJDFT oferece programas em que os cidadãos têm autonomia e diálogo para resolver problemas".

A supervisora do programa, Gisele Ramos, explicou que o Justiça Comunitária desenvolve esquetes, teatro e cartilhas para facilitar a comunicação entre agentes e a comunidade. A matéria também destaca que o serviço atende, em média, 296 pessoas por mês.

O programa Justiça Comunitária, criado no ano 2000 e vencedor do Prêmio Innovare, em 2005, visa democratizar o acesso à Justiça e restituir ao cidadão e à comunidade a capacidade de gerir seus próprios conflitos de maneira participativa, autônoma e pacífica.

O programa atua por meio de três pilares: educação para os direitos, em que a comunidade reflete sobre seus direitos e produz materiais que democratizam o acesso à informação; mediação comunitária, em que a comunidade atua sobre seus problemas e os soluciona por meio de técnicas pacíficas e dialógicas; e animação de redes sociais, em que a comunidade se mobiliza e cria redes solidárias que busquem atender suas necessidades coletivas.

Coordenado no DF pelas juízas Gláucia Falsarella e Carla Patrícia Frade Nogueira, o Programa é vinculado ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – Nupecon, vinculado à Segunda Vice-Presidência, instituído pelo TJDFT pela Resolução nº 13, de 6 de agosto de 2012 e tem por atribuição principal planejar e aperfeiçoar ações que visam ao desenvolvimento da política judiciária de tratamento adequado dos conflitos de interesses.