Escritor lança livro no Memorial TJDFT

por SS — publicado 2015-08-05T18:35:00-03:00

Lancamento livro Homens Abaixo de ArvoresO escritor Carlos Böhm lançou nesta quarta-feira, 5/8, o livro Homens Abaixo de Árvores, no Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta. O lançamento contou com a palestra do supervisor da Seção de Colocação em Família Substituta da VIJ, Walter Gomes de Sousa que, em seu discurso de abertura, enalteceu a capacidade reflexiva do livro em aspectos políticos, sociais e da própria vida.

O autor, Carlos Böhm, nasceu em Carazinho-RS, em 1983. Reside na Capital Federal desde 2007. É psicólogo, com doutorado em Ciências do Comportamento, na Universidade de Brasília. Trabalhou durante três anos na Secretaria de Estado da Criança do Distrito Federal. Atualmente é servidor público no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, lotado na Vara da Infância e da Juventude. Publicou diversos artigos acadêmicos, além dos romances Testa de Ferro (1ª edição) A Rocha – uma Viagem Perigosa (2ª edição), estes pela editora IBRASA.

Carlos contou que levou 4 anos para terminar Homens Abaixo de Árvores, e disse ter se inspirado tanto na literatura russa, como nas situações vividas no trabalho, para construir os personagens deste livro. “A gente lida muito com crianças desamparadas, abandonadas pelos pais, à margem da sociedade. O livro é baseado em uma dessas histórias, em especial, a de um menino de 9 anos que conheci na rodoviária”, revelou o autor.

Homens Abaixo de Árvores aborda temas como desigualdade social, resiliência e sonhos possíveis. Segundo Carlos Böhm, sua vontade era mostrar um ponto de vista mais positivo, de caminhos possíveis frente às mazelas que assolam o ser humano. A trama se baseia na história de Míchkin e Vladmir, dois sem teto que vivem na Rua das Ilusões. Buscam dignidade em meio a uma vida sofrida, um país de homens e mulheres iludidos e um mundo de crises. O enredo é costurado por outros personagens que relatam a dor e a esperança da vida nas ruas, como o mendigo alcoólatra João Moleza, o louco errante Domingos e o ex-presidiário Coceira. Respiram, com feridas e sorrisos, entre uma briga e outra, garrafas em punho, no afã por dias melhores.

Serviço

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19 de abril de 2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O espaço abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que remetem à trajetória do TJDFT desde a sua criação até os dias atuais. O Memorial é vinculado à 1ª Vice-Presidência, coordenada pela desembargadora Carmelita Brasil, e está localizado, no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O Memorial funciona de segunda a sexta-feira das 12h às 19h e abre seu espaço para visitas espontâneas e monitoradas, para tanto basta entrar em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893/5863.