Estudantes de intercâmbio conhecem o TJDFT

por SS — publicado 2015-08-28T18:50:00-03:00

Visita de estudantes ao memorialNa tarde desta sexta, 28/8, o TJDFT recebeu a visita de quatro estudantes intercambistas do Programa Teixeira de Freitas. Os chilenos foram recebidos pelo Cerimonial do Tribunal e, em seguida, tiveram palestra com o juiz assistente da Presidência, Fabrício Fontoura Bezerra, e com o coordenador da Coordenadoria de Correição e Inspeção Judicial, Alexandre Correia de Aquino.

No encontro, eles puderam aprender sobre a estrutura do Poder Judiciário no Brasil e, em particular, a do TJDFT; tiveram um resumo sobre os fluxos processuais, tanto do Código Civil quanto do Código Penal, e ainda conheceram as estatísticas da justiça do Distrito Federal: 197 serventias judiciais que lidam com 495.415 processos em tramitação, mais 265.730 processos da Vara de Execução Fiscal.

O juiz Fabrício Fontoura Bezerra destacou, ainda, importantes e recentes mudanças da nossa Justiça: o tratamento especial que os casos de violência doméstica passaram a receber do ordenamento jurídico; a implementação de procedimentos eletrônicos em substituição aos processos em papel; e a instalação dos centros de solução de conflitos, como importante forma de se chegar à paz social.

Por fim, os estudantes visitaram o Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, onde assistiram ao vídeo “50 anos do TJDFT” e conheceram o acervo do Memorial.