Exposição de fotografias indígenas no Memorial do TJDFT é destaque no Correio Braziliense e no G1

por ACS — publicado 2015-08-18T13:00:00-03:00

Exposição Índios Correio BrazilienseO Correio Braziliense e o site G1 publicaram nesta terça-feira, 18/8, matéria sobre a exposição de fotografias “KRAHÔ – Retratos da identidade Cultural Brasileira”. A exposição da fotógrafa Gisa Müllere fica no  Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte até o dia 28/8. A mostra retrata o cotidiano dos índios Krahô, no estado do Tocantins.

As fotografias expressam aspectos da cultura dos índios Krahô, como rituais de batismo, adornos e outras manifestações vivenciadas na rotina das aldeias. Gisa conta que, para realizar o trabalho, ficou um mês na aldeia Manoel Alves, uma das 28 aldeias localizadas no Tocantins, convivendo com esse povo que foi quase extinto e que conta hoje com cerca de 3 mil habitantes, segundo a fotógrafa. Gisa explica que a ideia é trazer, por meio da arte visual, o registro do patrimônio imaterial dos Krahô, como: os ritos, os cantos, expressões artísticas, pintura corporal, artesanato, além de mostrar a beleza do povo indígena. Em sua estadia na tribo, a fotógrafa presenciou rituais de batismo, corrida com toras e o luto.

Gisa Müller é carioca, formada em Letras e seu trabalho com etnofotografia começou no continente asiático, onde viveu por mais de 12 anos. Ao voltar para o Brasil, criou interesse pelas culturas remanescentes, especialmente por quilombolas e culturas indígenas. A primeira exposição da fotógrafa ocorreu após uma viagem ao deserto do Rajastão, na Índia, onde retratou a realidade das ciganas que viviam sob o sol escaldante do deserto. Gisa já expôs também no Superior Tribunal de Justiça - STJ, em 2012, e na Câmara dos Deputados, no início deste ano.

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19 de abril de 2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O espaço abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que remetem à trajetória do TJDFT desde a sua criação até os dias atuais. O Memorial é vinculado à 1ª Vice-Presidência, coordenada pela desembargadora Carmelita Brasil, e está localizado, no 10º andar do bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O Memorial funciona de segunda a sexta-feira das 12h às 19h e abre seu espaço para visitas espontâneas e monitoradas. Para tanto, basta entrar em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893/5863.

Para ler a matéria do Correio Braziliense, clique na imagem acima. Já para acessar a matéria do G1, clique aqui.