Livro Homens Abaixo de Árvores será lançado nesta quarta-feira no Memorial do TJDFT

por ACS — publicado 2015-08-04T19:40:00-03:00

LANÇAMENTO LIVRO MEMORIAL 8-2015Lançamento será acompanhado de palestra sobre Infância e Justiça Social

O Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta será o local do lançamento do livro Homens Abaixo de Árvores, de Carlos Böhm, no dia 5/8. O autor do livro é psicólogo e também servidor da Vara da Infância e Juventude, VIJ. Na ocasião haverá também uma palestra sobre o tema “Infância e Justiça Social”. O lançamento do livro será às 16h. A palestra será proferida pelo supervisor da Seção de Colocação em Família Substituta da VIJ, Walter Gomes de Sousa. Walter já realizou diversas palestras e escreveu vários artigos sobre adoção.

O livro aborda temas como desigualdade social, resiliência e sonhos possíveis. O humor e a angústia também fazem parte da narrativa e a obra é um sopro de esperança para os dias de hoje. O livro conta a história de Míchkin e Vladmir, dois sem teto que vivem na Rua das Ilusões. Buscam dignidade em meio a uma vida sofrida, um país de homens e mulheres iludidos e um mundo de crises. O enredo é costurado por outros personagens que relatam a dor e a esperança da vida nas ruas, como o mendigo alcoólatra João Moleza, o louco errante Domingos e o ex-presidiário Coceira. Respiram, com feridas e sorrisos, entre uma briga e outra, garrafas em punho, no afã por dias melhores.

Carlos Böhm nasceu em Carazinho-RS, em 1983. Reside na Capital Federal desde 2007. É psicólogo, com doutorado em Ciências do Comportamento, na Universidade de Brasília. Trabalhou durante três anos na Secretaria de Estado da Criança do Distrito Federal. Atualmente é servidor público no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, lotado na Vara da Infância e da Juventude. Publicou diversos artigos acadêmicos, além dos romances Testa de Ferro (1ª edição) e A Rocha – uma viagem perigosa (2ª edição), estes pela editora IBRASA.

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19 de abril de 2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O espaço abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que remetem à trajetória do TJDFT desde a sua criação até os dias atuais. O Memorial é vinculado à 1ª Vice-Presidência, coordenada pela desembargadora Carmelita Brasil, e está localizado, no 10º andar do bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O Memorial funciona de segunda a sexta-feira das 12h às 19h e abre seu espaço para visitas espontâneas e monitoradas, para tanto basta entrar em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893/5863.