Programa Justiça Comunitária recebe consultores do programa EUROSOCIAL

por ACS — publicado 2015-08-12T18:05:00-03:00

Programa Justiça Comunitária recebe consultoresO Programa Justiça Comunitária (PJC) recebeu em sua sede consultores do Programa EUROSOCIAL e representantes da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, nessa sexta-feira, 07/08. O EUROSOCIAL é um programa de cooperação técnica, financiado pela União Européia, que visa ao aumento da coesão social na América Latina, por meio do apoio a políticas públicas e ao fortalecimento das instituições que têm esse mesmo foco. O grupo foi recebido pela Coordenadora do Programa Justiça Comunitária - PJC, juíza Gláucia Falsarella Foley.

No encontro, foram discutidos aspectos referentes a um plano para a sustentabilidade dos diversos Núcleos de Justiça Comunitária implantados no país, bem como das Casas de Direitos, hoje existentes no Rio de Janeiro e em Maceió. Foram abordadas ainda as questões normativas e ações necessárias que envolverão a elaboração do plano, na comunidade e no meio empresarial, para que esses núcleos não dependam exclusivamente de recursos institucionais, e que possam seguir de forma mais independente, propagando a resolução pacífica de conflitos e a cultura de paz. 

O grupo visitante foi composto pelos consultores Ellen Barreto, Isis Menezes Táboas (Brasil) e Victor Rodriguez (Costa Rica) foi recebido pela juíza coordenadora do PJC, Gláucia Falsarella Foley, e pelas supervisoras Gisele Campos e Vera Soares, que explanaram sobre as diversas atividades desenvolvidas pelo Núcleo no DF, com enfoque na mediação comunitária, na educação para os direitos e na animação de redes sociais. Aos representantes do EUROSOCIAL também foram apresentados projetos realizados pelo Programa na comunidade, tais como o Fênix (com catadores de recicláveis) e o Vozes da Paz (em escolas públicas de Ceilândia).