TJDFT inaugura vara cível e centro de conciliação no Fórum do Guará

por SS — publicado 2015-08-31T19:10:00-03:00

Inauguração de Vara Cível no GuaráForam inaugurados, nesta segunda-feira, 31/8, no Fórum Desembargadora Maria Thereza de Andrade Braga Haynes, da Circunscrição Judiciária do Guará, duas novas estruturas para melhor atender o cidadão: uma vara de competência cível e um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania – CEJUSC.

O descerramento das placas foi feito pelo Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, juntamente com o 2º Vice-Presidente, desembargador Waldir Leôncio Júnior. No ato, eles foram acompanhados pelo juiz Paulo Cerqueira Campos, titular da vara ora instalada, e pela diretora do fórum e coordenadora do CEJUSC do Guará, a juíza Zoni de Siqueira Ferreira.Inauguração do Cejusc no Guará

Primeira autoridade a discursar, o juiz Paulo Campos agradeceu a instalação, sem demoras, da vara cível, reconhecendo a atenção do Tribunal em relação à comunidade guaraense. Oriunda do desmembramento da atual Vara Cível, de Família e de Órfãos e Sucessões, a nova vara terá competência exclusivamente cível, enquanto a vara originária seguirá atendendo as demandas de família e de órfãos e sucessões.

Em seguida, a juíza Zoni Ferreira, diretora do Fórum, destacou a importância de a cidade poder contar agora com 5 varas especializadas, além do centro de conciliação, o que contribui para uma prestação jurisdicional mais célere e efetiva.

Por fim, o Presidente do TJDFT, o desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, assinou, na presença de todos os convidados, a Resolução 14 do Pleno do TJDFT, que aprova o desmembramento do 1º e do 2º Juizado Cível, Criminal e de Violência Doméstica contra a Mulher do Guará. Com isso, o 1º Juizado passará a processar e julgar as ações referentes à área cível, enquanto o 2º ficará responsável pelas ações da área criminal e de violência doméstica.

Em seu discurso, o Presidente do TJDFT elogiou as condições e a organização do Fórum do Guará. Ele encerrou a cerimônia ressaltando que uma de suas maiores alegrias é poder contribuir para o crescimento da Justiça: “Cada inauguração, cada unidade de justiça significa um avanço civilizatório, um marco de cidadania”.

Além das autoridades mencionadas, estiveram presentes o corregedor da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, desembargador Romeu Gonzaga Neiva; o vice-presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios, juiz Fábio Francisco Esteves; o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do DF, Severino Cajazeiras; e a coordenadora da Promotoria de Justiça do Guará, Adriana Sette Rocha Menezes.