TJDFT realiza abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno

por VS — publicado 2015-08-03T17:50:00-03:00

aleitamento maternoO TJDFT realizou nesta segunda-feira, 3/8, a cerimônia de abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno, de 1º a 7/8, no Berçário Nossa Senhora da Conceição, localizado no Setor de Indústrias Gráficas SIG. O TJDFT promove o evento que acontece em mais de 150 países, desde 2009. O Programa de Assistência Materno-Infantil do Tribunal (PROAMI) já atendeu mais de 500 crianças em 10 anos de existência.

Compareceram ao evento: a juíza Gislene Pinheiro de Oliveira, representante do Presidente, desembargador Getúlio de Moraes, a juíza Caroline Santos Lima, Secretária Geral dos magistrados do DF, representante do Presidente da AMAGIS, desembargador Sebastião Coelho, Miriam Oliveira dos Santos, Coordenadora de Aleitamento Materno e do Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde do DF e Alessandra Salomão de Souza Alves, Coordenadora do Programa de Assistência Materno-Infantil - PROAMI/TJDFT.

A juíza Gislene Pinheiro de Oliveira revelou que amamentou até um ano de idade seu filho, que hoje tem 12 anos, e parabenizou o TJDFT por ter conquistado os três pilares: tempo, espaço (com a criação da creche e da sala de amamentação) e apoio. A juíza recebeu em nome do Presidente, desembargador Getúlio de Moraes, uma homenagem: o pôster emoldurado da campanha deste ano.

A coordenadora do PROAMI, Alessandra Salomão, disse que o TJDFT ocupa posição de vanguarda, pois concede a licença de seis meses, coloca à disposição uma sala de apoio à amamentação e oferece transporte para as servidoras amamentarem seus filhos no berçário, oferecendo às mães tempo, espaço e apoio dos gestores.

A servidora Diana Carla Coutinho fez a entrega de um certificado à juíza Caroline Santos Lima, em homenagem a todos os gestores, por colaborar e apoiar a amamentação, ao liberar as servidoras durante o expediente. Em seu depoimento a servidores relatou não ter conseguido amamentar seu primeiro filho, mas que obteve êxito com sua segunda filha, que amamentou por seis meses graças às informações obtidas nas palestras do PROAMI.

Nesta terça-feira, 3/8, será realizado um Mamaço, às 15h, no Berçário, como incentivo de todas as mães do país à amamentação.