TJDFT recebe visita de 40 agentes comunitários de Ceilândia

por VS — publicado 2015-08-14T16:55:00-03:00

Agentes visitam MemorialAgentes visitam Memorial 2O TJDFT recebeu nesta sexta-feira, 14/8, às 15 horas, um grupo de cerca de 40 agentes comunitários da cidade de Ceilândia formados pelo Programa Justiça Comunitária, coordenado pela juíza Gláucia Falsarella.

O grupo foi recepcionado por servidora do Serviço de Apoio à Memória Institucional - SERAMI, visitou o Tribunal do Júri e conheceu o Memorial do TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, onde receberam as boas-vindas do 2º Vice-Presidente, Desembargador Waldir Leôncio Júnior.

O desembargador Waldir Leôncio explicou ao grupo que, antigamente, o juiz não conversava com as partes do processo, havia um distanciamento, ele decidia sozinho, com base nos dados dos processos, mas que de um tempo para cá começou a se atentar para outros meios alternativos como o Justiça Comunitária, Justiça Restaurativa, Central Judicial do Idoso e Centro Judiciário da Mulher. Sobre o trabalho dos agentes comunitários, o desembargador disse: “os senhores são pessoas do povo e trabalham para o povo, são auxiliares da Justiça. Sejam muito bem-vindos. Estamos à disposição com muito agradecimento, reconhecimento e respeito”.

Por fim, os visitantes receberam folhetos sobre o Memorial TJDFT, cds do Coral Justiça “Encantus” e da Banda Sinfônica da Polícia Militar do DF, e  um Livro de capa dura sobre os 50 Anos do TJDFT.

Agente comunitário

O trabalho do agente comunitário envolve atuação na comunidade com mediação de conflitos, educação para os direitos e animação de redes sociais. Sempre em busca de democratizar o acesso à Justiça e estimular o protagonismo social dos indivíduos, a fim de que se sintam mais empoderados para conduzir seus destinos com autonomia e menos terceirização das decisões. Os agentes são voluntários, moradores de Ceilândia ou a ela vinculados, local onde o Programa tem foco de atuação. São profissionais ou estudantes das mais diversas áreas: aposentados, profissionais de saúde, professores.