Último dia da exposição de fotografias indígenas no Memorial do TJDFT

por ACS — publicado 2015-08-28T08:00:00-03:00

KrahoNesta sexta-feira, 28/8, chega ao fim mais uma exposição no Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte. Durante duas semanas, o público pôde conferir um pouco do cotidiano dos índios Krahô retratado pela fotógrafa Gisa Müller. As fotografias fazem parte da exposição “KRAHÔ – Retratos da identidade Cultural Brasileira”, iniciada no dia 17/8 no Memorial. Quem tiver interesse, pode visitar a exposição até as 19h.

O trabalho mostra expressões da cultura dos índios Krahô, como rituais de batismo, adornos e outras manifestações vivenciadas na rotina das aldeias. A exposição é feita com fotografias em preto e branco, como forma de alertar a população sobre a necessidade de se preservar os povos indígenas.

Gisa Müller é carioca, formada em Letras, e seu trabalho com etnofotografia começou no continente asiático, onde viveu por mais de 12 anos. Ao voltar para o Brasil, criou interesse pelas culturas remanescentes, especialmente por quilombolas e culturas indígenas. A primeira exposição da fotógrafa ocorreu após uma viagem ao deserto do Rajastão, na Índia, onde retratou a realidade das ciganas que viviam sob o sol escaldante do deserto.

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19 de abril de 2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O espaço abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que remetem à trajetória do TJDFT desde a sua criação até os dias atuais. O Memorial é vinculado à 1ª Vice-Presidência, coordenada pela desembargadora Carmelita Brasil, e está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O Memorial funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e abre seu espaço para visitas espontâneas e monitoradas. Para tanto, basta entrar em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893/5863