Cerimônia encerra atividades do Cidadania e Justiça na Escola em 2015

por TT — publicado 2015-12-04T12:00:00-03:00

Cidadania e Justiça na EscolaCidadania e Justiça na EscolaA 1ª Vice-Presidente do TJDFT, desembargadora Carmelita Brasil Dias, representando o Presidente do Tribunal, e o Presidente da Amagis-DF, desembargador Sebastião Coelho da Silva, encerraram, nesta sexta-feira, 4/12, mais uma edição do Programa Cidadania e Justiça na Escola. Em 2015, os magistrados participantes do programa levaram noções de cidadania e justiça a mais de 11,5 mil estudantes de 85 escolas públicas do Distrito Federal.

A cerimônia, realizada no auditório Sepúlveda Pertence do Fórum de Brasília, contou com a presença de cerca de 200 alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede pública, que participaram do Programa ao longo de 2015; do desembargador do TJDFT Flávio Renato Rostirola; do Secretário-Adjunto de Educação do Distrito Federal, Clóvis Lúcio da Fonseca Sabino; da Consultora Jurídica da Poupex, Maria Beatriz Castilho da Silva, parceira do Programa desde sua criação.

Durante a cerimônia, a 1ª Vice-Presidente do TJDFT destacou, por meio de uma história de reis e castelos, o papel da Justiça em garantir os direitos dos cidadãos. “É preciso que cada cidadão tenha consciência de seus direitos e de que a Justiça está aqui para garanti-los”, destacou a magistrada ao falar sobre o Programa que ensina desde cedo às crianças o papel e a função da Justiça.

O Presidente da Amagis-DF destacou o entusiasmo com que o Programa é desenvolvido pelos magistrados do DF e enfatizou que “um país se faz com memória e educação”. “Da semente que está sendo plantada na mente e no coração de vocês dependerá o futuro do nosso país. Não deixem de sonhar, o sonho é o combustível da vida”, ressaltou o desembargador ao falar com a plateia repleta de estudantes.

Durante a cerimônia, foram entregues os prêmios do tradicional concurso de talentos Talmirim para escolas e estudantes, nas modalidades redação, desenho, dança e música. O concurso Talmirim é uma oportunidade para que os alunos possam expressar, de diversas formas, os conhecimentos adquiridos pelo Programa. Além disso, na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de assistir à peça da Cia de Teatro Néia e Nando sobre direitos.

O Cidadania e Justiça na Escola é um Programa lançado oficialmente pela Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB e desenvolvido, desde 1999, pelo TJDFT em parceria com a Amagis-DF e com a Secretaria de Educação. O objetivo do Programa é promover um contato direto entre estudantes e o Poder Judiciário. A ideia é levar noções de cidadania e justiça para estudantes do 5º ano do ensino fundamental da rede pública, preparando os futuros cidadãos para agirem de forma consciente.

Em sala de aula, o conteúdo é aplicado por meio de uma cartilha explicativa, em forma de revista em quadrinhos, na qual é explicada a organização do Estado, a função do Poder Judiciário e dos profissionais do Direito. A intenção do projeto é conscientizar pais, alunos e professores sobre seus direitos e deveres, demonstrando a forma de exercê-los. 

Clique aqui e saiba mais sobre o Programa.