Medidas ajudam a aumentar a eficiência da Vara de Atos Infracionais da Infância e da Juventude

por SB — publicado 2015-12-17T18:20:00-03:00

vij marcaUma série de medidas adotadas pelo juiz titular da Vara Regional de Atos Infracionais da Infância e da Juventude – VRAIIJ, localizada no Fórum de Samambaia, reduziram o número de processos em tramitação na serventia de 4.665 para 2.598, em apenas um semestre.

Após assumir a titularidade da Vara, em 30 de julho, o juiz Márcio da Silva Alexandre passou a rever algumas rotinas para tornar mais ágil a tramitação dos processos. Foram realizados mutirões pontuais e implementadas mudanças para aperfeiçoar as rotinas cartorárias. A marcação de audiências foi agilizada, houve aprimoramento das rotinas de juntada, expedição e cadastramento, além da expedição e do encaminhamento de guias de execução de medidas socioeducativas e de internação provisória, de forma que, atualmente, não há mais adolescentes em unidade de internação sem sua respectiva guia. Houve um fortalecimento da assessoria jurídica, com incremento de mão de obra e adequação do espaço físico.

A VRAIIJ, anteriormente denominada 2ª Vara da Infância e da Juventude do DF, teve seu nome alterado, conforme Resolução 20/2012. O juiz Márcio da Silva Alexandre ressalta o apoio recebido da Corregedoria que, em atividade correicional, prestou relevante auxílio na execução de rotinas e procedimentos com demanda represada. Pontua, também, o comprometimento dos servidores da Vara e manifesta reconhecimento em relação ao relevante trabalho realizado pelas administrações anteriores.