Semana da Conciliação no TJDFT termina com mais de R$ 5 milhões em acordos

por SS — publicado 2015-12-02T15:30:00-03:00

Semana da Conciliação 5 MilhõesNo período de 16 a 27/11, o TJDFT participou de mais uma edição da Semana Nacional de Conciliação. Das 3.972 audiências realizadas, cerca de 40% terminaram em acordo, colocando fim a 1.540 casos de conflitos. Ao todo, mais de 13 mil pessoas foram atendidas em sessões realizadas nas varas, juizados especiais, bem como nos Centros de Conciliação e Cidadania – CEJUSCs, do Tribunal. Os valores acordados somaram R$ 5.473.808,67.

A Semana de Conciliação é uma iniciativa que integra o Movimento Nacional de Conciliação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Diferentemente do restante dos tribunais do país, no TJDFT, o evento teve duração de duas semanas, com o intuito de ampliar as possibilidades de conciliação e atendimento à população.

Por isso, além das audiências designadas, o evento contou com uma programação diversificada, que incluiu uma série de palestras, oficinas e debates disponibilizados ao cidadão, assim como ações para informar e sensibilizar as pessoas sobre a importância da resolução consensual de conflitos.

Também foi lançado, nesse período, o catálogo virtual com todos os CEJUSCs do Distrito Federal. O documento apresenta fotos das instalações, além de informações como endereço, telefones, e-mails e horário de funcionamento dos 9 centros espalhados pelo DF, incluindo as do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação – NUPEMEC.

Saiba Mais

O TJDFT realiza mutirões e semanas de conciliação desde 2003, sempre inovando e com resultados acima da média. Para isso, conta com o Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - NUPEMEC, vinculado à 2ª Vice-Presidência, comandada pelo desembargador Waldir Leôncio, responsável pelo desenvolvimento das semanas de conciliação no biênio de 2014-2016.

Entre suas ações, o NUPEMEC é responsável, também, por estudos e propostas para o aperfeiçoamento da política judiciária de solução consensual de conflitos por meio de mediação e conciliação e pela compilação e envio ao CNJ dos dados da Semana Nacional de Conciliação.

Embora a Semana de Conciliação tenha chegado ao fim, as atividades de conciliação no TJDFT são permanentes. Para saber mais sobre conciliação e mediação no TJDFT, clique aqui.