TJDFT participa da Maratona PJe promovida pelo CNJ

por ASP — publicado 2015-12-28T16:50:00-03:00

maratona pjeO Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT está participando da  Maratona PJe, concurso promovido pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ que irá premiar os profissionais de Tecnologia da Informação dos tribunais que apresentarem os melhores projetos voltados ao desenvolvimento do Processo Judicial Eletrônico - PJe. A maratona é o primeiro concurso de desenvolvimento realizado pela Justiça brasileira para o sistema de PJe.

Com o tema “O caminho para otimizar a Justiça”, a competição é voltada para profissionais de Tecnologia da Informação dos Tribunais do país. O objetivo é desenvolver melhorias para o PJe, ferramenta que permite o acompanhamento e o processamento das demandas em curso em todas as esferas do Poder Judiciário brasileiro. Os competidores devem desenvolver aplicações satélites, módulos ou aplicativos para dispositivos móveis que sejam aderentes à arquitetura 2.0 do sistema.

O público alvo dos produtos da Maratona são os usuários do sistema, como juízes, servidores do Judiciário, membros do Ministério Público, advogados, procuradores, defensores públicos, estagiários e estudantes de Direito.

A maratona foi lançada durante o 9º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado nos dias 24 e 25 de novembro, em Brasília e as inscrições para o concurso se encerraram no dia 18/12. As equipes selecionadas para participar da Maratona PJe passarão por uma fase de conhecimento das tecnologias possíveis de utilização no projeto, o que ocorrerá em Brasília entre 20 e 22 de janeiro de 2016. Após esse período, os concorrentes terão até 22 de fevereiro para entregar o produto final desenvolvido. A reta final da maratona será de 24 a 26 de fevereiro de 2016, com a avaliação dos produtos e a divulgação do resultado.

A Maratona PJe recebeu 38 projetos de desenvolvimento em tecnologia da informação para aperfeiçoamento do sistema para processamento de demandas judiciais. Os projetos foram apresentados por 15 tribunais brasileiros, incluindo o TJDFT e mais nove Tribunais de Justiça Estaduais, três Tribunais Regionais do Trabalho, o Tribunal Superior Eleitoral - TSE e o Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul - TJMRS.

Os vencedores do concurso ganharão um MacBook Pro (1º lugar), iPad Air (2º lugar) e um celular Samsung Galaxy S6 Edge (3º lugar). Cada integrante da equipe terá direito a um prêmio, de acordo com a colocação e o produto poderá ser substituído por modelo similar, caso ocorra impedimentos por parte do fabricante na ocasião da entrega do prêmio.

PJe

Desenvolvido pelo CNJ em parceria com os tribunais, o PJe é utilizado hoje em 24 Tribunais Regionais do Trabalho - TRTs, 17 Tribunais de Justiça - TJs, três Tribunais Regionais Federais - TRFs e dois tribunais da Justiça Militar estadual, além do CNJ e do Tribunal Superior Eleitoral TSE. Recentemente foi iniciada a implantação do sistema no Supremo Tribunal Federal - STF.

Clique aqui para acessar o site da Maratona PJe.

Com informações da Agência CNJ de Notícias