
Correio Braziliense destaca Programa Justiça Restaurativa do TJDFT
Na edição desse sábado, 11/1, o Correio Braziliense publicou, no caderno Cidades, matéria sobre o Programa Justiça Restaurativa do TJDFT. A matéria destaca o pioneirismo do Tribunal na implantação do método no Brasil e o protocolo assinado pelo TJDFT, a Associação dos Magistrados Brasileiros e o Conselho Nacional de Justiça para difusão da Justiça Restaurativa em todo o país.
Criado em 2006, o Programa Justiça Restaurativa do TJDFT é coordenado pelo juiz Asiel Henrique de Sousa, e visa reunir pessoas envolvidas e afetadas por um fato delituoso para dialogarem sobre o crime e suas consequências, buscando, assim, não só a reparação de prejuízos emocionais, morais e materiais, mas também a restauração da relação entre a vítima e o réu.
Entre as propostas do protocolo, estão previstas capacitação, aprendizagem, pesquisa, conferências, seminários, difusão por redes sociais e outras formas de compartilhamento de conhecimento e experiências sobre a prática restaurativa. Ao longo de 2015, serão promovidas ações alusivas aos 10 anos da Justiça Restaurativa no Brasil.
Saiba mais sobre a Justiça Restaurativa no TJDFT.