Saiba mais sobre o lançamento do primeiro e-book do TJDFT

Lançamento será na próxima sexta-feira, 6/2
por TT — publicado 2015-01-30T09:05:00-03:00

e-books tjdft Na próxima sexta-feira, 6/2, o TJDFT, por meio da Escola de Administração Judiciária – Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, lança o primeiro e-book da história do Tribunal. A iniciativa é um passo importante para a disseminação do conhecimento acadêmico produzido por magistrados e servidores da Casa. Intitulado “Hermenêutica e Homicídio Qualificado”, o primeiro livro eletrônico do TJDFT, de autoria do juiz Marcio Evangelista, é fruto das “inquietações acadêmicas” do magistrado, ao longo de onze anos de prática judicante em varas criminais do Distrito Federal. O lançamento será realizado às 18h, no Auditório Ministro Sepúlveda Pertence, no térreo do Fórum de Brasília.

Os questionamentos surgidos na atividade da magistratura levaram o magistrado a aprofundar o estudo na área, por meio de mestrado em Direito, viabilizado pela Escola de Administração Judiciária, que resultou na obra em questão. No livro, que traz uma farta pesquisa doutrinária e cuidadoso suporte jurisprudencial, o juiz faz uma abordagem de como os magistrados decidem e como deveriam decidir, traçando um paralelo entre a atuação do juiz em relação aos enunciados normativos genéricos, que comportam menor grau de vinculação, e os enunciados precisos, quando há maior vinculação.

Mestre em direito pelo Centro Universitário de Brasília, especialista em direito pela Universidade Cândido Mendes e graduado em direito pela Universidade de Mogi das Cruzes, o juiz Márcio Evangelista é titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de São Sebastião e juiz assistente da Corregedoria do TJDFT. Além disso, é professor da Escola de Administração Judiciária e de Direito Penal nos cursos de graduação em direito do Centro Universitário - IESB/DF e do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP/DF.

E-book

A ideia surgiu do anseio de disseminar ainda mais o conhecimento produzido por magistrados e servidores, em cursos de pós-graduação strictu sensu, custeados pelo Tribunal, por intermédio da Escola de Administração Judiciária. Idealizado pela coordenadora geral da Escola, juíza Geilza Fátima Cavalcanti Diniz, o e-book surge como forma de tornar os conteúdos dos trabalhos mais atraentes ao público, por meio de uma linguagem não acadêmica, uma vez que, conforme determina a Resolução n° 8, de 12 de junho de 2013, o conteúdo dos trabalhos patrocinados pelo TJDFT deve ser disponibilizado na íntegra nas páginas do Tribunal.

Com o lançamento do e-book, a Escola visa expandir os horizontes de sua esfera de atuação e divulgar a produção acadêmica, não somente para o público interno, como também disponibilizá-la como recurso e fonte de consulta para outros tribunais, bibliotecas, órgãos e instituições públicas. Além disso, o objetivo é dar maior visibilidade para o capital intelectual da Casa e para o arcabouço teórico acumulado ao longo dos anos, de inestimável valor doutrinário, jurisprudencial e acadêmico, que certamente subsidiará pesquisas no segmento e novos estudos com fulcro na prática jurisdicional.

Para implementar a iniciativa, a Escola conta com a colaboração de três magistrados, que compõem Conselho Editorial, responsável pela publicação das obras. O objetivo é publicar um novo e-book a cada trimestre. A Escola de Administração Judiciária – Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro é vinculada à Presidência do TJDFT e dirigida pelo desembargador George Lopes Leite. A iniciativa contou também com a parceria da 1ª Vice-Presidência do TJDFT.