Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Artistas lançam exposições de fotografias e pirogravuras no Memorial TJDFT

por SS — publicado 27/07/2015

Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebeu nesta segunda-feira, 27/7, a exposição de fotografias “Amazônia da Terra, da Água e do Ar”, de Jimmy Christian, e a exposição de pirogravuras, intitulada “A Arte pelo Fogo”, de José da Silva. O lançamento teve início às 16h no 10º andar do bloco A do Fórum de Brasília. A exposição fica aberta ao público até 7/8.

Fotografia

Jimmy Christian é de Manaus, formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, fotojornalista e artista visual. Já expôs na Câmara dos Deputados, no Palácio da Justiça e, em 2014, foi finalista do prêmio SESC-DF Artes Plástica Cândido Portinari. Ele conta que se inspirou em Sebastião Salgado, quando trocou a carreira na polícia militar pela fotografia. “Essa mostra é fruto de minhas andanças pela Amazônia, em que pude aproveitar as viagens a trabalho para encontrar o lúdico, experimentar e clicar cenas incomuns, satisfazer meu lado pessoal”, explicou Jimmy.

A exposição “Amazônia da Terra, da Água e do Ar” tem este nome, tendo em vista os ângulos em que as fotografias foram feitas. Terra, devido às fotos do acampamento de ruralistas, feitas no município de Lábrea, área vermelha, também conhecida como o Círculo de Fogo por causa do desmatamento; água, por terem sido fotografados os maiores e mais belos rios do mundo, bem como a bacia hidrográfica do Amazonas e sua biodiversidade; e ar, devido às fotografias sob ângulo aéreo, feitas pela janela do avião.

Pirografia

A técnica de pirografia em couro utilizada pelo artista José da Silva na exposição pirogravuras “A Arte pelo Fogo” consiste em empregar os conhecimentos básicos de artes visuais em superfície de couro, utilizando o pirógrafo, principal ferramenta de trabalho, para obtenção de imagens, por meio da queima do material. A técnica também é conhecida por Poker Art e Poker Work.

José é de Altamira, Pará, é militar, graduado em história pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Ele conta que a pirografia foi um hobby desenvolvido há 15 anos, quando foi para o sul do país e teve contato com trabalhos em couro. “Foi difícil no começo, porque tinha pouca referência no assunto. É mais comum ver e ouvir falar sobre pirografia em madeira. Mas, aos poucos, fui desenvolvendo minha técnica”, relatou José. Ele menciona que foi importante também a certificação em Artesanato e Pele pelo SENAR, onde aprendeu técnicas de preparo do couro para fabricação de acessórios diversos e de artesanato.

O artista já expôs seu trabalho na Exposição Itinerante de Artes dos Campos Gerais (PR), em 2007; na Exposição Artes em Atanado – Museu Municipal de Palmeira (9ª Semana de Museus/Instituto Brasileiro de Museus), em 2011; no Espaço Cultural Itacueretaba, em Ponta Grossa (PR), em 2012; no Centro de Cultura de Ponta Grossa, em 2012; e no Clube Internacional de Brasília, em 2013.

Serviço

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19 de abril de 2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O espaço abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que remetem à trajetória do TJDFT desde a sua criação até os dias atuais. O Memorial é vinculado à 1ª Vice-Presidência, coordenada pela desembargadora Carmelita Brasil, e está localizado no 10º andar do bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O Memorial funciona de segunda a sexta-feira das 12h às 19h e abre seu espaço para visitas espontâneas e monitoradas. Para tanto, basta entrar em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893/5863.

Palavras-chave
Memorial TJDFT