Grupo de idosos recebe boas-vindas da 1ª Vice-Presidente em visita ao Memorial do TJDFT

por VS — publicado 2015-07-09T16:25:00-03:00

Memorial idososO Serviço de Apoio à Memória Institucional - SERAMI, responsável pela gestão do Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, recepcionou nesta quinta-feira, 9/7, um grupo de 12 idosos, todos com mais de 60 anos, denominado "Grupo dos Mais Vividos do SESC Presidente Dutra", do Setor Comercial Sul.

O grupo de idosos assistiu a uma sessão judicial, em seguida, foi ao Memorial que fica localizado no 10º andar do bloco A do Fórum de Brasília. Durante a visita ao espaço cultural, os idosos assistiram a um vídeo sobre os 50 anos de história do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

O grupo recebeu as boas-vindas da 1ª Vice-Presidente, desembargadora Carmelita Brasil, que ao ser questionada explicou que o juiz nunca deixa de lado o coração, que a palavra sentença vem do latim e significa sentir, que a lei também é feita com sentimento e que o “olho por olho e dente por dente” ficou no passado.

Em seguida, a defensora pública Karla Núbia Rodrigues de Souza Couto fez uma apresentação sobre a Central Judicial do Idoso. A defensora explicou que os idosos têm sofrido com a violência psicológica, como a negligência e o abandono, e que grande parte da violência é familiar. Karla esclareceu que, caso os direitos do idoso estejam sendo ameaçados ou violados, a Central realiza a mediação, facilitando a comunicação e tenta resolver o conflito extrajudicialmente. A defensora falou sobre o projeto “A Universidade da Maturidade” da UnB, informou sobre o Disque 100 para denúncias e distribuiu a Cartilha do Idoso que contém o Estatuto do Idoso. Por fim, o grupo conheceu a Biblioteca do TJDFT, que fica no subsolo do bloco A.

O Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19 de abril de 2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, e abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que remetem à trajetória do TJDFT desde a sua criação até os dias atuais. O Memorial é vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pela desembargadora Carmelita Brasil. O Espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e abre seu espaço para visitas espontâneas e monitoradas.