Memorial do TJDFT recebe exposição de fotografias e de pirogravuras no dia 27/7

por VS — publicado 2015-07-20T14:55:00-03:00

Memorial Christian e Da SilvaO Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebe na próxima segunda-feira, 27/7, a exposição de fotografias “Amazônia da Terra, da Água e do Ar”, de Jimmy Christian, e a exposição de pirografias, intitulada “A Arte pelo Fogo”, de José da Silva. As exposições vão até 7/8.

Jimmy Christian é de Manaus, formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, fotojornalista e artista visual. Já expôs na Câmara dos Deputados, no Palácio da Justiça e, em 2014, foi finalista do prêmio SESC-DF Artes Plástica Cândido Portinari.  

A exposição “Amazônia da Terra, da Água e do Ar” tem este nome, tendo em vista os ângulos em que as fotografias foram feitas. Terra devido às fotos do acampamento de ruralistas, feitas no município de Lábrea, área vermelha, também conhecida como o Círculo de Fogo por causa do desmatamento; água, pois para exposição foram fotografados os maiores e mais belos rios do mundo e também a mais biodiversa bacia hidrográfica do Amazonas; e ar devido às fotografias sob ângulo aéreo, feitas pela janela do avião.

A técnica de pirografia em couro utilizada pelo artista José da Silva na exposição pirogravuras “A Arte pelo Fogo” consiste em empregar os conhecimentos básicos de artes visuais em superfície de couro, utilizando o pirógrafo, principal ferramenta de trabalho, para obtenção de imagens, por meio da queima do material. A técnica também é conhecida por Poker Art e Poker Work.

José é de Altamira, Pará, é militar, graduado em história pela Universidade Estadual do Centro Oeste. Tem certificação em Artesanato e Pele pelo SENAR, já expôs seu trabalho na Exposição Itinerante de Artes dos Campos Gerais (PR), em 2007; na Exposição Artes em Atanado – Museu Municipal de Palmeira (9ª Semana de Museus/Instituto Brasileiro de Museus), em 2011; no Espaço Cultural Itacueretaba, em Ponta Grossa (PR), em 2012; no Centro de Cultura de Ponta Grossa, em 2012; e no Clube Internacional de Brasília, em 2013.

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19 de abril de 2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O espaço abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que remetem à trajetória do TJDFT desde a sua criação até os dias atuais. O Memorial é vinculado à 1ª Vice-Presidência, coordenada pela desembargadora Carmelita Brasil, e está localizado, no 10º andar do bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O Memorial funciona de segunda a sexta-feira das 12h às 19h e abre seu espaço para visitas espontâneas e monitoradas, para tanto basta entrar em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893/5863.