Programa Justiça Comunitária participa do Seminário Cultura de Paz na Comunidade

por ACS — publicado 2015-07-01T16:30:00-03:00

cultura de pazO Programa Justiça Comunitária, do TJDFT, foi convidado pela Associação Jesuíta de Educação e Assistência Social (AJEAS) para atuar como parceiro no Curso de Formação de Educadores Populares, que inclui o Seminário Cultura de Paz na Comunidade, a ser realizado no próximo sábado, dia 4/7, em Ceilândia.

O objetivo do Seminário, conforme a AJEAS, é refletir e fomentar a mobilização social como instrumento para a promoção da cultura de paz, propondo-se a trabalhar a visão dos conflitos como “possibilidade de grandes saltos sob uma perspectiva dialética do processo histórico”, e o conceito de paz positiva como “um esforço coletivo e integrado por justiça social e igualdade, e não de passividade ou fuga”.

Nessa perspectiva, foi escolhida a cidade de Ceilândia como tema das discussões. Considerando as notícias negativas referentes à violência naquela cidade, e que diariamente são veiculadas pela mídia, o Seminário pretende, em contrapartida, revelar e enfocar as inúmeras atividades mobilizadoras existentes na comunidade pela construção da paz e pela transformação. Entre essas atividades encontra-se o PJC, vinculado ao TJDFT, que há 15 anos trabalha pela paz social por meio da mediação comunitária, da educação para os direitos e da animação de redes sociais.

A participação do PJC está prevista para ocorrer das 13h30 às 15h, quando, por servidores e agentes comunitários, abordará sua trajetória, sua contribuição na construção de uma cultura de paz, bem como os desafios enfrentados e as possibilidades vislumbradas nesse caminho. O Programa também trará ao público sua experiência com o Projeto Vozes da Paz, desenvolvido em escolas de Ceilândia desde 2013.

O Seminário acontece das 8h às 16h, na Escola Classe nº 29 de Ceilândia - EQNN 19/21 Área Especial – Ceilândia Norte (acesso pela estação do metrô da Ceilândia Norte). As inscrições estão abertas a todos que tenham interesse por debater o tema da cultura de paz, são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.ccbnet.org.br. Outras informações pelos telefones 3426-0413/0400, 9124-6100 (Ana Cristina) e 9622-5582 (Francisca).

Saiba mais sobre o programa Justiça Comunitária.