TJDFT executa obras de recuperação do bloco D

por ACS — publicado 2015-07-29T16:25:00-03:00

reforma do PalacinhoA obra de reforço na estrutura do bloco D, o “Palacinho” do TJDFT, tão aguardada pelos magistrados, servidores e jurisdicionados, segue o cronograma.

A reforma é uma obra de reforço necessário para recuperação da laje da cobertura do prédio, comprometida em virtude do sobrepeso da estrutura. Este sobrepeso gerou uma curvatura, um afundamento na laje, que além de estar no limiar da segurança, acumulava água da chuva e causava infiltrações pelo prédio.

A necessidade da obra foi constatada por engenheiros do TJDFT, e a administração do Tribunal buscou imediatamente monitorar a situação, monitoramento que foi acompanhado por especialistas da UnB e pela empresa Essencial Engenharia, contratada para elaborar laudo técnico especializado sobre as avarias.

O TJDFT supervisiona os trabalhos por meio da Coordenação de Projetos e Gestão de Contratos de Obras do Tribunal – COB e, até agora, foi executada a maior parte do reforço do vão central da cobertura, justamente a parte que estava com maior nível de comprometimento em relação à estrutura do prédio. O espelho d'água sobre o Plenário também comprometia a estrutura e será reduzido em aproximadamente 250 mil litros de água no local, diminuindo, dessa forma, a carga sobre a laje. 

O cronograma segue em dia e nas próximas semanas devem ser concluídos os trabalhos no vão central com a impermeabilização da parte inferior da laje. A seguir a obra continuará com reforço e impermeabilização dos vãos laterais.

A obra de reforço estrutural na laje da cobertura do bloco D teve início em 18/5, sob a responsabilidade da empresa licitada, Solução Engenharia Ltda. 

A reforma é de suma importância para a Casa, pois irá permitir a ocupação do prédio com a segurança e o conforto necessários para a boa prestação jurisdicional.