TJDFT participa de semana dedicada ao aleitamento materno

por SS — publicado 2015-07-30T17:40:00-03:00

Aleitamento Materno 2015O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios participa mais uma vez da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece simultaneamente em mais de 150 países, de 1º a 7 de agosto. A cerimônia de abertura será realizada no dia 3/8, às 15h30, no Berçário Nossa Senhora da Conceição do Fórum de Brasília, localizado no Setor de Indústrias Gráficas – SIG, quadra 4, lote 417.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno, oficialmente celebrada no início de agosto, foi criada por iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno- WABA que, a cada ano, define o tema a ser trabalhado. Em 2015, “amamentação e trabalho” foi o tópico escolhido.

Amamentação e trabalho: para dar certo o compromisso é de todos!

Esse é o tema escolhido para nortear as ações a serem desenvolvidas na Semana Mundial do Aleitamento Materno que ocorrerá de 1º a 7 de agosto. Os objetivos adotados demonstram que é possível a mulher trabalhar e continuar a amamentar, basta que os locais de trabalho tenham um olhar sensível para a importância desta ação.

Confira, a seguir, os objetivos da Semana Mundial do Aleitamento Materno 2015:

  1. Promover o apoio multidimensional de todos os setores para possibilitar as mulheres em todos os lugares a trabalhar e continuar amamentando.
  2. Reforçar ações dos empregadores para que os locais de trabalho tornem amigo da Família/Pai/Companheiro/Bebê e Mãe, facilitando e apoiando ativamente as mulheres trabalhadoras para que continuem a amamentar.
  3. Informar as pessoas sobre os avanços mais recentes dos direitos de Proteção à Maternidade a nível mundial, e aumentar a conscientização sobre a necessidade de fortalecer a legislação nacional e sua implementação.
  4. Apresentar, facilitar e reforçar práticas de apoio que possibilitem as mulheres que trabalham no setor informal a amamentarem.
  5. Envolver e formar parceria com grupos-alvo específicos, por exemplo, os sindicatos, organizações de proteção dos direitos do trabalhador/da mulher, grupos de mulheres e grupos de jovens, para proteger os direitos da amamentação das mulheres pelos locais de trabalho.

 
Fonte: www.worldbreastfeedingweek.org

 

O PROAMI

O Programa de Assistência Materno-Infantil do TJDFT – PROAMI foi criado com o objetivo de orientar e preparar a mãe magistrada, servidora ou ocupante de cargo de natureza especial durante a gestação, além de oferecer apoio na fase de readaptação ao trabalho, disponibilizando berçários para bebês com até 1 ano e 2 meses de idade. Em junho de 2015, o PROAMI comemorou 10 anos de apoio e cuidados aos bebês e servidoras da Casa.