VIJ/DF participa da inauguração de mais uma sala de leitura em unidade socioeducativa

por LC/SECOM-VIJ - Fotos: Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude — publicado 2015-07-15T13:55:00-03:00

VIJ/DF participa de inauguraçãoA Vara da Infância e da Juventude – VIJ/DF participou na manhã desta terça-feira, 14/7, da instalação do espaço de leitura da Unidade de Internação Provisória de São Sebastião – UIPSS, batizado de "Vozes da Liberdade". Os supervisores Flávia Fonteles e Gelson Leite, da Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado da VIJ/DF, prestigiaram a inauguração. Flávia foi convidada a compor a mesa, representando o juiz da VIJ/DF, Renato Scussel, e a juíza da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas – VEMSE/DF, Lavínia Tupy. Estavam presentes também a secretária de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Jane Klebia Reis, o subsecretário de Educação Básica, Gilmar de Souza Ribeiro, e a diretora da Unidade, Simone Paiva Avelar.

A supervisora da Rede Solidária Anjos do Amanhã desejou aos socioeducandos que aproveitem bem o local para a leitura frequente. “Espero que vocês leiam bastante e que se identifiquem com as histórias. Daqui para frente, optem pelo caminho da legalidade”, disse Flávia, assegurando que a Justiça local se empenhou na arrecadação dos títulos. “Fizemos um trabalho de rede. Arrecadamos livros nos fóruns de todo o DF, sempre com a expressiva participação dos jurisdicionados, servidores, magistrados, terceirizados e estagiários que se entusiasmaram e se dedicaram ao trabalho em rede e à parceria com o Poder Executivo”, assegurou.

Durante o evento, dois socioeducandos, de 16 anos, fizeram a leitura de poemas autorais que falam sobre a importância da leitura para a mudança de vida. Essa é a segunda biblioteca inaugurada este mês com as doações de livros para o projeto Leitura – A Arte do Saber, arrecadados pela campanha realizada em parceria com o Governo do Distrito Federal, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, por meio da Rede Solidária Anjos do Amanhã, e a Rede Cascol de revenda de combustíveis.

Durante a campanha, que durou pouco mais de um mês, foram arrecadados 17.663 títulos e 532 revistas para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Com o expressivo número de títulos obtidos, a ideia é estimular o hábito de leitura e expandir os espaços para outras unidades do DF, atendendo as sete de internação e as cinco de semiliberdade.

Com a inauguração desta terça, já são três as unidades de internação que contam com espaços de leitura. No dia 8/7, a Unidade de Internação de Saída Sistemática – UNISS, no Recanto das Emas, recebeu o espaço.

Implantada no ano passado na Unidade de Internação de Santa Maria – UISM, a iniciativa ajudou na aprovação de socioeducandos no vestibular, a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

Sobre o projeto

Em parceria com a Secretaria de Educação, os livros são entregues aos adolescentes, que escolhem os títulos para a leitura. As obras são classificadas por complexidade e cada uma delas tem uma pontuação preestabelecida, com premiações que variam de acordo com a unidade. Quando devolvem a obra, os adolescentes também entregam um resumo de, no mínimo, dez linhas sobre o que leram. O texto é avaliado por pedagogos e professores da equipe multidisciplinar da unidade e incluído no Plano Individual de Atendimento, analisado pelos juízes, promotores e defensores públicos que acompanham a medida socioeducativa.