Boletim nacional do PJe ressalta implantação do processo eletrônico no TJDFT

por SB — publicado 2015-06-19T18:45:00-03:00

PJeO Boletim PJe, criado pelo CNJ, em outubro de 2014, para divulgar notícias sobre o Processo Judicial Eletrônico em todo o Brasil, tem ressaltado as ações do TJDFT no que diz respeito à implantação do PJe na Justiça do Distrito Federal.

Já em sua nona edição, o veículo digital do CNJ tem acompanhado de perto a evolução dos esforços que, até 2017, permitirão com que 100% das ações iniciadas no TJDFT tramitem em meio eletrônico. A implantação do processo eletrônico nas diversas varas do TJDFT tem sido acompanhada por todo o Brasil. O PJe já está em funcionamento nos juizados cíveis, turmas recursais e juizados de fazenda pública do Fórum Leal Fagundes e nos juizados cíveis de Taguatinga e de Ceilândia.

Durante o Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em novembro de 2014, o coordenador do Comitê Gestor Nacional do PJe, conselheiro Rubens Curado, destacou que o PJe é um sistema em permanente construção e que, assim como outros sistemas, demanda aperfeiçoamento contínuo. No mesmo mês, o TJDFT foi escolhido para testar o Escritório Digital, ferramenta que beneficiará todo o Judiciário nacional. O sistema integra os tribunais brasileiros permitindo, ao usuário externo, uma porta única de acesso ao Judiciário. Os dez advogados com mais processos em tramitação eletrônica no TJDFT participaram da primeira fase de testes que se mostraram bastante positivos. Para entender o funcionamento do Escritório Digital, clique aqui e assista a um vídeo de 1’24”, realizado pelo CNJ.

O PJe é um compromisso que o Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, assumiu desde sua posse destacando seu “firme propósito de modernizar nossa Justiça, nos dois graus, tanto na área fim quanto na área meio, com especial ênfase ao Processo Judicial Eletrônico”.

Para ler as edições do Boletim PJe, clique aqui.