Central do Idoso debate violência contra pessoas da terceira idade e esclarece tipos de agressão

por SB — publicado 2015-06-05T12:55:00-03:00

Fórum de conscientização para enfrentamento da violência contra a pessoa idosa no DFA violência praticada contra pessoas idosas será debatida na segunda-feira, 15/6, no “Fórum de conscientização para enfrentamento da violência contra a pessoa idosa no DF”, realizado pela Central Judicial do Idoso, por meio da Escola de Administração Judiciária do TJDFT. O tema será abordado, primeiramente, com a palestra “Riscos de violência contra a pessoa idosa e estratégias de proteção”, proferida pelo professor Vicente Faleiros, especialista em gerontologia. Em seguida, haverá uma mesa redonda composta pelas coordenadoras da Central. O evento, que tem início às 14 horas, no Auditório Sepúlveda Pertence do Fórum de Brasília, celebra o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho.

A CJI, que edita, também, o Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa no DF, tem como uma de suas atribuições prover a comunidade de informações sobre os direitos dos idosos. Assim, traz esclarecimentos acerca dos diversos tipos de violência praticados contra pessoas da terceira idade.

Mais visível e consensual, a violência física consiste no uso de força para obrigar a pessoa idosa a fazer algo que não deseja, ou mesmo para ferir, causar dores, incapacidade ou até a morte do idoso. É o caso de tapas e empurrões, por exemplo. Mas a violência também pode atingir o idoso emocionalmente. É a violência psicológica, caracterizada por agressões verbais ou gestos que visem afetar a autoestima, a autoimagem, a identidade ou mesmo aterrorizar o idoso. Em alguns casos, o idoso sofre violência sexual, sendo vítima de atos praticados sem o seu consentimento.

Explorar economicamente a pessoa idosa constitui a chamada violência financeira ou patrimonial. Trata-se do uso indevido da renda e apropriação do patrimônio da pessoa. É o caso, por exemplo, de obrigá-la a contrair empréstimos. As instituições também podem cometer violência contra pessoas idosas. A violência institucional é praticada por meio da recusa em prestar o atendimento ao idoso ou por prestá-lo com má qualidade.

Negligência e abandono são também gêneros de violência. A falta de atenção para com as necessidades da pessoa, tal como o descuido com a segurança e a higiene caracteriza negligência. Mais sério, o abandono consta da ausência ou recusa dos responsáveis, sejam eles familiares ou órgãos governamentais e não-governamentais, em prestar socorro e auxílio à pessoa idosa que necessite de proteção. O próprio idoso pode ter um comportamento de autonegligência, quando, por exemplo, deixa de alimentar-se e de tomar medicações, condutas que ameaçam sua própria saúde ou integridade física e mental.

O Fórum do dia 15/6 reunirá servidores do TJDFT, MPDFT, Defensoria Pública, Saúde Pública, Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), delegacias de polícia, Disque 100, Defensoria Pública da União, Secretaria do Idoso, Conselho dos Direitos do Idoso, universitários, professores, pesquisadores, representantes de instituições não-governamentais, associações e grupos de idosos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, entre os dias 1º e 11/6, clicando aqui, ou seguindo as instruções disponibilizadas pela Escola de Administração do TJDFT. Dúvidas sobre as inscrições podem ser sanadas pelos telefones 3103-6615 ou 3103-6617.

A Central Judicial do Idoso é um projeto pioneiro do TJDFT, do MPDFT e da Defensoria Pública. Atua no acolhimento aos idosos do DF que têm seus direitos ameaçados ou violados e que necessitam de orientação na esfera da Justiça. Seus objetivos principais são garantir a efetiva aplicação do Estatuto do Idoso, prover a comunidade do DF de informações, promover a articulação com instituições para atendimento das demandas existentes e assessorar autoridades competentes.

A Central Judicial do Idoso funciona no 4º andar do Bloco B do Fórum de Brasília e atende aos idosos das 12h às 18h. O telefone de contato é o 3103-7609.

Para saber mais sobre a Central do Idoso, clique aqui.