Central Judicial do Idoso debate violência contra pessoas da terceira idade

por SB — publicado 2015-06-15T18:30:00-03:00

Central Judicial do Idoso debate violênciaCentral Judicial do Idoso debate violênciaA Central Judicial do Idoso realizou, na tarde desta segunda-feira, 15/6, o “Fórum de conscientização para enfrentamento da violência contra a pessoa idosa no DF”. O evento celebra o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado nesta data. Na abertura do Fórum, o Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, ressaltou: “Devemos conscientizar não só os idosos sobre seus direitos, mas também aqueles que com eles lidam, sobre os direitos da pessoa idosa”. Estiveram presentes no evento a 1ª Vice-Presidente do TJDFT, desembargadora Carmelita Brasil, o 2º Vice-Presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio, o Corregedor-Geral do MPDFT, Carlos Almeida, o diretor-geral da Defensoria Pública do DF, Ricardo Sousa, a delegada da Polícia Civil do DF, Sandra Gomes, o coordenador de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa do GDF, Márcio Valério Tomaz.

Após a abertura, o professor Vicente Faleiros, especialista em gerontologia, proferiu a palestra “Riscos de Violência contra a Pessoa Idosa e Estratégias de Proteção”. Segundo Faleiros, no Brasil, 15% dos idosos percebem ter sofrido algum tipo de violência, o que considera um índice muito alto. Lembrou que a velhice é um processo de perdas e frisou que a discriminação contra ela é discriminação contra si mesmo. Explicou o palestrante que o combate à violência pressupõe que se tenha como horizonte a cidadanização, uma sociedade para todas as gerações, a efetivação dos direitos, um ambiente amigo e adaptado, a formação de profissionais e de cuidadores, o envelhecimento participativo na sociedade e ativo física e socialmente.

Em seguida, foi realizada uma mesa redonda composta pelo palestrante e pelas coordenadoras da Central Judicial do Idoso, juízas Monize Marques e Gabriela Jardon, promotora Sandra Julião e defensora Karla Couto. A mesa de debates foi presidida pela defensora Paula Regina Ribeiro. Os componentes da mesa responderam perguntas elaboradas pelos participantes.

O Fórum reuniu servidores do TJDFT, MPDFT, Defensoria Pública, Saúde Pública, Centros de Referência Especializada em Assistência Social(Creas), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), delegacias de polícia, Disque 100, Defensoria Pública da União, Secretaria do Idoso, Conselho dos Direitos do Idoso, universitários, professores, pesquisadores, representantes de instituições não governamentais, associações e grupos de idosos. Realizado por meio da Escola de Administração Judiciária do TJDFT - Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, o evento  teve lugar no auditório Sepúlveda Pertence, no Fórum de Brasília.

O objetivo do Fórum foi conscientizar a sociedade acerca do problema da violência contra as pessoas idosas, pois, muitas vezes, os agressores são os próprios familiares.

A Central Judicial do Idoso, que também edita o Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa no DF,  funciona no 4º andar do Bloco B do Fórum de Brasília e atende aos idosos das 12h às 18h. O telefone de contato é 3103-7609. 

Para mais informações sobre a Central do Idoso, clique aqui.