Juíza e servidor do TJDFT publicam artigo sobre método consensual de solução de conflito conforme novo CPC

por TT — publicado 2015-06-03T10:05:00-03:00

A juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT Oriana Piske e o analista judiciário Cristiano Alves da Silva publicaram, na Biblioteca Digital do Tribunal, o artigo “Os Métodos Consensuais de Solução de Conflitos no Âmbito do Novo Código de Processo Civil Brasileiro (Lei Nº 13.105/15)”. No artigo, são abordados temas como a importância do acesso à Justiça, a nova revolução processual e os meios alternativos de resolução de conflito.

Segundo o artigo, os meios e instrumentos alternativos de solução consensual de conflitos como a Conciliação, a Mediação e a Arbitragem facilitam o pleno acesso à Justiça e abrem novas perspectivas para o povo em geral. No artigo, são analisados ainda “os desafios dos operadores do Direito, destacando, dentre eles, a necessidade da concretização dos direitos de cidadania” e a “nova revolução processual – mudança de mentalidade dos operadores do Direito, diante da emergência dos novos direitos”.

A juíza Oriana Piske, titular do 4º Juizado Especial Cível de Brasília, é pós-graduada em Teoria da Constituição, Direito do Trabalho e Direito Civil-Constitucional, pelo CESAP/UniCeub; mestre em direito pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; e doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino – UMSA.

O analista judiciário do TJDFT Cristiano Alves da Silva é diretor de secretaria do 4° Juizado Especial Cível de Brasília, especialista em direito civil e processual civil pela Universidade Cândido Mendes – UCAM e professor de direito civil na Faculdade Projeção no Distrito Federal.

Para ler o artigo na íntegra, acesse a Biblioteca Digital do TJDFT, na página Institucional do site do TJDFT, menu Biblioteca > Biblioteca Digital – BG > Comunidades e Coleções > Produção Intelectual dos Magistrados do TJDFT. A Biblioteca Digital disponibiliza um amplo acervo, composto por livros, periódicos e artigos dos mais renomados juristas do país. Além disso, reúne, preserva e divulga a produção intelectual dos magistrados e servidores do Tribunal.

Esse e outros artigo de magistrados e servidores do TJDFT podem ser acessados ainda por meio do menu Artigos, disponível na página da Imprensa, no site do Tribunal.