Memorial do TJDFT realiza lançamento de livro sobre História, nesta quarta-feira

por VS — publicado 2015-06-19T16:15:00-03:00

Lançamento Sérgio MunizO Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte realiza na próxima quarta-feira, dia 24/6, às 16h, o lançamento do livro "História e Conhecimento suas Conexões e Perspectivas" do professor-doutor Sérgio Paulo Muniz Costa.

O livro procura responder o que é a História, analisando sua ontologia segundo a perspectiva dos desafios que lhe foram colocados desde seus primórdios. A obra explora as confluências e divergências estabelecidas no processo de compreensão da história, apresenta as coordenadas históricas de tempo, espaço e mudança, aborda a história como uma dimensão do conhecimento humano e situa a ideologia como campo atual dos desenvolvimentos e análises históricas, rompendo com a concepção da história como verdade pronta e acabada e reforçando as contribuições que ela pode trazer à ciência. A finalidade do livro é apresentar uma abordagem tão ampla quanto atrativa da história com conclusões consequentes à discussão e reflexão desenvolvidas em cada capítulo.

Sérgio é doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Já proferiu palestras no Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, na USP e na Unicamp e é membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. 

O Memorial foi inaugurado em 19 de abril de 2010 durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O espaço abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que remetem à trajetória do TJDFT desde a sua criação até os dias atuais. O Memorial é vinculado à 1ª Vice-Presidência, coordenada pela desembargadora Carmelita Brasil. 

O Memorial fica localizado no 10º andar do Bloco A, Ala A, funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e abre seu espaço para visitas espontâneas e monitoradas.