Programa Justiça Comunitária do TJDFT encerra capacitação com 46 alunos certificados
O Programa Justiça Comunitária do TJDFT finalizou, nos dias 29 e 30 de maio, duas turmas da capacitação inicial em Justiça Comunitária. O curso ocorreu no período de 18/4 a 30/5, com a carga horária de 24 horas e 46 alunos. Os alunos receberam certificados e irão participar agora do curso de formação prática, durante três meses.
O processo seletivo iniciou em março deste ano com a inscrição para o curso "Justiça Comunitária: uma justiça para a comunidade, pela comunidade e na comunidade". Durante a primeira etapa, na qual foi introduzido o tema, foram registrados 282 inscritos e 165 alunos com participação efetiva. Para a segunda etapa, 124 alunos manifestaram interesse e 62 pessoas participaram do curso. Ao término, foram certificados 46 alunos, que tiveram 75% de frequência e aproveitamento.
A próxima etapa será uma formação prática em Justiça Comunitária, requisito para o credenciamento como agente comunitário, que terá duração de três meses, período no qual os alunos vão atuar na educação para direitos, animação de redes sociais e mediação comunitária. Ao final, serão selecionados os candidatos mais engajados e com perfil mais próximo do que é esperado de um agente comunitário. As aulas práticas estão previstas para iniciar no dia 12/6.
O Programa Justiça Comunitária, criado no ano 2000 e vencedor do Prêmio Innovare em 2005, visa democratizar o acesso a Justiça e restituir ao cidadão e à comunidade a capacidade de gerir seus próprios conflitos de maneira participativa, autônoma e pacífica. O programa atua por meio de três pilares: educação para os direitos, em que a comunidade reflete sobre seus direitos e produz materiais que democratizam o acesso à informação; mediação comunitária, em que a comunidade atua sobre seus problemas e os soluciona por meio de técnicas pacíficas e dialógicas; e animação de redes sociais, em que a comunidade se mobiliza e cria redes solidárias que busquem atender suas necessidades coletivas.
Clique aqui e saiba mais sobre o Justiça Comunitária.