Solenidade marca abertura do Programa Cidadania e Justiça na Escola em 2015

por ACS — publicado 2015-06-02T17:05:00-03:00

Cidadania e Justiça na Escola aberturaCidadania e Justiça na Escola aberturaCidadania e Justiça na Escola aberturaFoi realizada na manhã desta terça-feira, 2/6, a solenidade de abertura das atividades do Programa Cidadania e Justiça na Escola no ano de 2015. A cerimônia aconteceu no auditório Sepúlveda Pertence, no Fórum de Brasília, para cerca de 200 crianças da rede pública de ensino do Distrito Federal, e foi presidida pelo juiz auxiliar da Presidência, Eduardo Henrique Rosas, representando o Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira.

Compuseram a mesa de honra: o Presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal - Amagis/DF, desembargador Sebastião Coelho da Silva; o desembargador Flávio Rostirola; o Presidente em exercício da Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB, juiz Ricardo de Araújo Barreto; o secretário adjunto de Estado de Educação do DF, Clóvis Lúcio da Fonseca Sabino; e a gerente executiva de Comunicação da Poupex, Carla Siqueira Lima de Alcântara.

Na ocasião, o juiz Eduardo Henrique Rosas reforçou o "apoio incondicional às atividades relacionadas ao Programa Cidadania e Justiça na Escola". Segundo o juiz, participar do programa é uma "honra pessoal", pois trata-se de "uma das formas mais importantes que nós, juízes, temos de colaborar com os professores e com os administradores da rede pública de ensino e, assim, colaborarmos com a formação de vocês". O magistrado ressaltou ainda a importância para o TJDFT de contribuir para o futuro: "nosso Tribunal está, mais uma vez, de portas abertas; mais uma vez, dedica todo o seu empenho e sua força institucional ao aperfeiçoamento e ao desenvolvimento desse programa". E, concluiu: "a maior importância do programa é que, no futuro, certamente teremos uma sociedade melhor".

A Gerente Executiva de Comunicação da Poupex, Carla Siqueira Lima de Alcântara, reafirmou o compromisso social da empresa, que há 12 anos patrocina o Programa Cidadania e Justiça na Escola, e colocou-se à disposição para colaborar com a expansão do trabalho. Em seguida, o Secretário Adjunto de Estado de Educação do DF, Clóvis Lúcio da Fonseca Sabino, ressaltou o sucesso do Programa, que em 2015 atenderá mais de 15 mil alunos por meio de aulas de noções de ética, cidadania e justiça. Ele ressaltou que, mesmo nas pequenas ações do dia a dia, devemos tratar bem os colegas, respeitar os professores e não furar filas. "São atitudes simples que podem melhorar a nossa vida, melhorar a nossa escola e melhorar a nossa cidade", ressaltou.

O presidente em exercício da Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB, juiz Ricardo de Araújo Barreto, valorizou a escola como um complemento da família, verdadeiro núcleo de desenvolvimento de valores como cidadania e justiça. O magistrado enfatizou a importância de cada criança que ali estava para a sociedade, como agentes de transformação para um país melhor no futuro.

Ao fazer uso da palavra, o presidente da Amagis/DF, desembargador Sebastião Coelho da Silva, de forma descontraída, narrou sua história de esperança e superação às crianças, dizendo ser sempre possível transformar futuro. Após um sonoro "bom dia", os alunos se divertiram com as histórias do jovem pobre, com mais de uma dezena de irmãos que, aos 17 anos de idade, sequer sabia o que era um jornal, mas já sabia que queria ser juiz. O magistrado desmistificou a figura do "juiz" como um "ser de outro mundo", dizendo ser de carne e osso como qualquer um ali, o que levou as crianças às gargalhadas. O desembargador ressaltou para as crianças a importância de se traçar um plano na vida e a importância dos estudos para se alcançar os objetivos.

Por fim, o desembargador Flávio Rostirola, um dos principais entusiastas do Programa Cidadania e Justiça na Escola, cumprimentou as autoridades presentes, as crianças e os professores, sem os quais nada seria possível. Ressaltou, também, a presença dos mascotes: Brasilzinho, Zezé e Constituição, que sempre acompanham e trazem o aspecto lúdico ao Programa. O desembargador ressaltou que o Cidadania e Justiça na Escola é o primeiro contato que as crianças terão com a Justiça, ente que pertence ao cidadão brasileiro. O desembargador lembrou que não são apenas os alunos que aprendem com o Programa, mas os magistrados também aprendem a cada dia com os alunos e com os cidadãos brasileiros.

Após os discursos das autoridades, foi assinado um termo de cooperação entre o TJDFT, a Amagis/DF, a Secretaria de Educação do DF e a Poupex, disposto a formalizar a parceria entre as instituições sobre as atividades do Programa Cidadania e Justiça na Escola. Em seguida, as crianças assistiram à apresentação de teatro da Companhia Burlesca e lancharam.

Saiba mais

28-05-2015 - Programa Cidadania e Justiça na Escola inicia mais um ano de atividades