TJDFT contrata empresa para prestar serviço de infraestrutura de TIC

por SB — publicado 2015-06-24T15:45:00-03:00

O TJDFT, por meio da Secretaria de Infraestrutura de Tecnologia da Informação - SETEC, realizou, na semana de 15 a 19/6, as reuniões iniciais com a empresa CTIS Tecnologia S.A., com vistas ao início da execução de contrato de prestação de serviço em infraestrutura de TIC. A empresa, cujo contrato foi publicado no DOU de 5/6/2015, prestará quase cem diferentes serviços especializados em infraestrutura. Entre eles está a execução de cabeamento estruturado, manutenção e configuração de centrais telefônicas, operação de cópias de segurança e gestão de storages, servidores, data centers e dos equipamentos que compõem o centro de processamento de dados da Casa. Será também criado um centro de operações de rede para monitorar o funcionamento de todo o parque computacional de forma online. O objetivo é antecipar-se a eventuais contratempos e evitar indisponibilidades nos sistemas.

O contrato foi feito por meio da adesão a uma ata de registro de preços da empresa CTIS, vencedora de licitação idêntica, realizada no TSE. O mesmo modelo é usado pelo STF, STJ e TCU. O atual contrato segue determinação do TCU de basear-se em prestação de serviço, e não em postos de trabalho. Dessa forma, o Tribunal define um catálogo de serviços e cobra sua execução, ao passo que os recursos humanos da Casa passam a atuar no refinamento da infraestrutura e alinhamento com o negócio.

A iniciativa vem ao encontro de uma linha de atuação definida pelo Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, com o propósito de incrementar a eficiência do parque computacional, minimizar a indisponibilidade e otimizar a confiabilidade dos sistemas instalados, inclusive com vistas à continuação da implantação do Processo Judicial eletrônico. O PJe já está funcionando nos juizados cíveis, turmas recursais e juizados de fazenda pública do Fórum Leal Fagundes e nos juizados cíveis de Taguatinga e de Ceilândia. Até 2017, todas as varas do TJDFT operarão com o sistema PJe.

O contrato com a CTIS é fruto de diagnóstico realizado pela SETEC, para apurar as necessidades de melhoria na infraestrutura de tecnologia do TJDFT. Até o final de julho, o setor acredita que devem ser atendidas todas as demandas que estavam em aberto pela falta de um contrato dessa natureza.