TJDFT promove encontro para debater cumprimento das metas do Judiciário

por TT — publicado 2015-06-17T12:25:00-03:00

II Ciclo de Diálogos CartoráriosIdeia é estimular a troca de experiências e a melhoria da atuação dos cartórios

Para apresentar o panorama do cumprimento das Metas Nacionais de 1ª Instância e estimular a troca de experiências e a melhoria da atuação dos cartórios, o TJDFT, por meio da Escola de Administração Judiciária, em parceria com a Corregedoria da Justiça do DF dos Territórios, realizou nesta quarta-feira, 17/6, o II Ciclo de Diálogos Cartorários - Metas Nacionais da Primeira Instância - 2015. O evento foi conduzido pelo juiz assistente da Corregedoria, gestor das Metas no TJDFT, Pedro de Araújo Yung-Tay Neto.II Ciclo de Diálogos Cartorários

Voltado, prioritariamente, a diretores e diretores substitutos de cartórios judiciais do Tribunal, a ideia dos encontros é, a partir do diálogo, estabelecer um ambiente de troca de experiências e busca de soluções conjuntas para o cumprimento das metas no TJDFT com foco em uma prestação jurisdicional de excelência. Segundo o juiz Pedro de Araújo Yung-Tay Neto, é preciso dialogar, “conhecer as ferramentas que nós temos à disposição para que tenhamos uma percepção positiva da população” com relação à prestação jurisdicional.

Durante o encontro, foi apresentada a evolução das Metas Nacionais no 1º quadrimestre de 2015, que pode ser acompanhada também por meio Painel de Metas, localizado no menu Cidadão, ícone Metas do Judiciário, no site do TJDFT. Além disso, foi feito um panorama das atividades correicionais no Triênio 2012/2015. Até o momento, o Tribunal correicionou 185 serventias, restando somente a VEP, VEPEMA e VIJ para serem correicionadas neste ciclo. No período, foram analisados 291.779 processos e mais de 900 servidores foram capacitados em cursos de introdução às correições judiciais e de atualização em procedimentos cartorários, por meio da Escola de Administração Judiciário do TJDTF. Os gestores foram alertados ainda sobre a importância da atualização das informações processuais e dos andamentos, nos sistemas do TJDFT, para aferição do cumprimento das metas.

Ao final do encontro, foram apresentadas as boas práticas de gestão da 4ª Vara Cível, da 3º Vara Criminal e da 3ª Vara de Família de Brasília. Na ocasião, o juiz Pedro de Araújo Yung-Tay Neto apontou para a quebra de paradigmas que vem acontecendo durante os encontros, como falar sobre os problemas. “Todos nós temos problemas e alguns conseguiram superá-los e temos que mostrar isso. Todos nós temos que querer ser os melhores”, ressaltou o magistrado.

A primeira edição do Ciclo de Diálogos Cartorários aconteceu em abril deste ano, no TJDFT, com o tema "Metas Nacionais 2015".