TJDFT recebe visita de estudantes de Direito do ICESP
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT recebeu nessa terça-feira, 2/6, a visita de um grupo de sete estudantes e uma docente do curso de Direito das Faculdades ICESP do Guará/DF. O grupo conheceu o funcionamento e as dependências do Tribunal e puderam entender um pouco da história da Justiça do Distrito Federal.
Os alunos foram recepcionados no hall do Palácio e, em seguida, estiveram presentes na sessão do Conselho Especial. Os estudantes conheceram o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte localizado no 10º andar do bloco A, onde foram apresentados à história do Tribunal de Justiça e assistiram à um vídeo de aproximadamente 10 minutos sobre os 50 anos do TJDFT na nova Capital do Brasil. O grupo também assistiu à palestra do Juiz de Direito Márcio Evangelista que falou sobre “Violência Doméstica” e, em seguida, à palestra sobre Conciliação e Mediação. Por fim, os alunos conheceram a Biblioteca do TJDFT, que fica no subsolo do bloco A.
Para a professora que acompanhou os estudantes, a visita despertou o interesse dos alunos, que, após verem na prática o funcionamento do Judiciário local, terão um novo olhar durante as aulas na faculdade.
O Serviço de Apoio à Memória Institucional do TJDFT (SERAMI), responsável pelo Memorial TJDFT, por sua competência em elaborar ações que aproximem o Tribunal de Justiça da sociedade, oferece aos estudantes do curso de Direito de todo o Brasil a possibilidade de entender o funcionamento da Justiça da Capital Federal.
O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e abre suas portas para visitas espontâneas e monitoradas. Universidades e faculdades interessadas em trazer grupos de estudantes devem entrar em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelo telefone (61) 3103-5893 e reservar horário.
Memorial Desembargadora Lila Pimenta
O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte foi inaugurado em abril de 2010 em comemoração ao cinquentenário do TJDFT. O Espaço foi cuidadosamente pensado para abrigar livros, fotos, móveis, togas, esculturas e outras peças históricas, além de 16 painéis que contam a história do Tribunal desde a década de 60 em Brasília e sua origem na cidade de Salvador (BA).
O nome da Desembargadora Lila Pimenta Duarte foi escolhido e aprovado por unanimidade em sessão do Tribunal Pleno, em setembro de 2009. Mineira de Uberlândia, a magistrada ingressou na Justiça do DF em 1975. Antes, foi Juíza do Tribunal de Goiás de 1968 a 1975. No TJDFT, foi titular da 1ª Vara de Acidentes do Trabalho e Acidentes do Trânsito, tendo sido nomeada Desembargadora em 1991. Aposentou-se ainda na década de 90 e veio a falecer em 2002.