VIJ participa de seminário sobre mídia brasileira e direitos humanos

por NC/SECOM/VIJ — publicado 2015-06-19T17:50:00-03:00

VIJ participa de seminárioA cobertura de temas da infância e da juventude e as violações de direitos da criança e do adolescente por parte da mídia nacional foram temas de destaque do seminário “ANDI 21 anos – A mídia brasileira e os direitos humanos: avanços e desafios”. As supervisoras da Seção de Comunicação Institucional da Vara da Infância e da Juventude do DF (SECOM/VIJ-DF), Liliana Faraco e Noriete Celi, acompanharam os três dias de debates, de 16 a 18/6. 

O papel dos jornalistas e da mídia no debate nacional sobre a redução da idade da responsabilização penal foi um dos principais temas em discussão no primeiro dia do seminário. Os palestrantes teceram críticas à cobertura de baixa qualidade na mídia sobre a violência e o cumprimento das medidas socioeducativas, ao acompanhamento raso do tema no Congresso Nacional e ao posicionamento ideológico de alguns meios de comunicação em relação ao tema da maioridade penal. 

A abertura do segundo dia do evento foi dedicada à discussão do tema “Primeira infância e mídia no Brasil”. Os especialistas falaram a respeito do impacto decisivo da primeira infância para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e a sua representação na mídia e na sociedade. A temática da tarde foi “Mídia, direitos humanos e inclusão socioambiental”, que também contou com falas dedicadas à proteção e ao respeito dos direitos infantojuvenis. 

Imagens e áudios de programas policialescos que ferem direitos humanos e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foram o centro das discussões e apresentações no terceiro dia do seminário. Com base em estudo realizado pela ANDI com 30 programas em 10 capitais brasileiras, o debate ouviu colaboradores da sociedade civil, de universidades, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário que analisaram diversos aspectos apontados no estudo da ANDI “Violações de direitos na mídia brasileira – Guia de monitoramento”, Volume I e II, lançado no evento.

Além dos diversos painéis de discussão e do lançamento do estudo, foi realizada durante o evento a diplomação de 16 novos jornalistas com o título Jornalista Amigo da Criança, reconhecidos por sua atuação em defesa dos direitos da criança e do adolescente. Esses jornalistas integram a lista de 392 profissionais da mídia que, desde 1997, são reconhecidos e valorizados pela ANDI por uma cobertura de qualidade dos temas da infância e juventude.

Segundo as supervisoras da SECOM/VIJ-DF, os debates do evento serviram para ressaltar a importância do trabalho da Vara como fonte qualificada de informações para a mídia, a fim de colaborar com uma cobertura mais responsável da imprensa em relação aos temas da infância e da juventude, com respeito aos princípios e normas do ECA.

ANDI

Durante os 21 anos de trajetória da ANDI, a agência especializada em Direitos Humanos extrapolou o seu mandato inicial em direitos da criança e do adolescente, expandindo os temas de interesse e trabalho para outros setores, como desenvolvimento na América Latina, diversidade étnico-racial, gênero, desenvolvimento sustentável e meio ambiente e políticas de comunicação e inclusão de pessoas com deficiência. Para saber mais sobre as discussões e a lista dos palestrantes do seminário da ANDI, acesse http://21anos.andi.org.br/