Violência contra idosos - inscrições para evento vão até esta sexta-feira, 12/6

por SB — publicado 2015-06-11T14:55:00-03:00

Fórum de conscientização para enfrentamento da violência contra a pessoa idosa no DFAs inscrições para o “Fórum de conscientização para enfrentamento da violência contra a pessoa idosa no DF” podem ser feitas até esta sexta-feira, 12/6. O evento, que será realizado na segunda-feira, 15/6, no auditório Sepúlveda Pertence, que fica no térreo do Bloco A do Fórum de Brasília, é promovido pela Central Judicial do Idoso, por meio da Escola de Administração Judiciária do TJDFT - Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro.

O fórum reunirá servidores do TJDFT, MPDFT, Defensoria Pública, Saúde Pública, Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), delegacias de polícia, Disque 100, Defensoria Pública da União, Secretaria do Idoso, Conselho dos Direitos do Idoso, universitários, professores, pesquisadores, representantes de instituições não governamentais, associações e grupos de idosos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui, ou seguindo as instruções disponibilizadas pela Escola de Administração do TJDFT. Dúvidas sobre as inscrições podem ser sanadas pelos telefones 3103-6615 ou 3103-6617.

O Fórum será realizado das 14h às 18h e tem o objetivo de conscientizar a sociedade acerca do problema da violência contra as pessoas idosas, pois, muitas vezes, os agressores são os próprios familiares. Na ocasião, será proferida a palestra intitulada “Riscos de violência contra a pessoa idosa e estratégias de proteção”, pelo professor Vicente Faleiros, especialista em gerontologia. Após a palestra, haverá uma mesa redonda formada pelas coordenadoras da Central, para debater o assunto.

A Central Judicial do Idoso é um projeto pioneiro do TJDFT, do Ministério Público do DF e da Defensoria Pública. Atua no acolhimento aos idosos do DF que têm seus direitos ameaçados ou violados e que necessitam de orientação na esfera da Justiça. Seus objetivos principais são garantir a efetiva aplicação do Estatuto do Idoso, prover a comunidade do DF de informações, promover a articulação com instituições para atendimento das demandas existentes e assessorar autoridades competentes. A CJI edita, também, o Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa no DF.

A Central Judicial do Idoso funciona no 4º andar do Bloco B do Fórum de Brasília e atende aos idosos das 12h às 18h. O telefone de contato é 3103-7609.

Para mais informações sobre a Central do Idoso, clique aqui.