Juízes de Brasília conhecem trabalho do Centro de Conciliação de Família

por MLC — publicado 2015-05-11T18:10:00-03:00

Reunião CEJUSCO 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, desembargador Waldir Leôncio Júnior, se reuniu na última sexta-feira, 8/5, com os juízes das varas de família de Brasília para apresentar o trabalho desenvolvido no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - Cejusc/Fam. Essa ação foi necessária devido à mudança de 5 juízes das sete varas existentes na área de família de Brasília.

O desembargador abriu a reunião ressaltando o papel desenvolvido pelo Cejusc/Fam. Em seguida, a juíza coordenadora do Centro, Luciana Rocha Lopes, apresentou o trabalho desenvolvido, além de apresentar, de forma detalhada, os fluxogramas de conciliação e mediação processual; conciliação e mediação pré-processual; da oficina de pais; os resultados da conciliação, mediação e da oficina de pais de 2014 e de 2015. Na ocasião, os participantes assistiram a alguns vídeos da oficina de pais.

Também estavam presentes o juiz coordenador do Nupemec, Atalá Correia; a juíza coordenadora do Cejusc/Brasília, Luciana Sorrentino; as juízas aposentadas que atuam como mediadoras pelo Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem - Cebramar, Eutália Maciel e Wilde Ribeiro; além dos oficiais de gabinete, diretores de secretaria, promotores de Justiça e servidores do Cejusc/Fam.

O Cejusc/Fam, criado por meio das portarias conjuntas 73 e 74, tem como principais atribuições realizar conciliações e mediações processuais e pré-processuais na área de família. Além disso, conta com uma equipe capacitada em mediação e conciliação de família, na metodologia do CNJ, e com a colaboração de conciliadores voluntários, capacitados no 1º Curso de Formação de Conciliadores na Área de Família do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

O Nupemec e os Cejuscs são subordinados à 2ª Vice-Presidência do TJDFT, responsável por coordenar, no âmbito do TJDFT, a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses.