Abertas as inscrições para II Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável no Poder Judiciário

por ACS — publicado 2015-05-08T16:00:00-03:00

O modelo de gestão socioambiental do TJDFT é um dos temas da programação do evento II Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável no Poder Judiciário, que será realizado nos dias 28 e 29 de maio de 2015. O evento é uma realização do Superior Tribunal de Justiça, com o apoio do Conselho Nacional de Justiça, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e do Ministério do Meio Ambiente.

O Seminário ocorre após a publicação da Resolução Nº 201/2015 do CNJ, que determina a todos os órgãos do Poder Judiciário a implantarem unidades socioambientais, e os Planos de Logística Sustentável para aperfeiçoamento da gestão de suas aquisições, obras, consumos e descartes, gestão documental, com estímulo às ações de qualidade de vida no ambiente de trabalho. E pretende reunir representante das áreas de planejamento, compras e gestão socioambiental dos tribunais, para serem capacitados sobre a norma, as formas de aplicação e mensuração dos dados, e para debaterem as melhores práticas já em andamento.

O TJDFT, que implantou a coordenação de gestão socioambiental em 2012 e já está com o seu Plano de Logística estruturado, foi convidado para compor uma mesa redonda sobre a experiência da gestão socioambiental, junto com representantes do STJ e do CNJ. O sistema de monitoramento eletrônico dos consumos e gastos orçamentários no âmbito do órgão, por meio de ferramenta de Business Intelligence, despertou o interesse de diversos tribunais, que demonstraram interesse em conhecer a sistemática. O TJDFT também terá um espaço de exposição no evento, com o objetivo de multiplicar as boas práticas de coleta seletiva, campanha de sensibilização, inclusão de deficientes e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Entre os palestrantes estão o ministro Herman Benjamim, que irá falar sobre a gestão hídrica no Brasil neste momento histórico de escassez do recurso. O conselheiro Rubens Curado, do CNJ, irá palestrar sobre o processo judicial eletrônico e a gestão documental e sustentabilidade. O seminário também irá abordar a eficiência energética dos prédios e os desafios das compras públicas sustentáveis, por meio de palestras de representantes do Tribunal de Contas e do Ministério do Meio Ambiente. 

Os jornalistas Sérgio Abranches, da CBN, e André Trigueiro, da TV Globo, especialistas no tema sustentabilidade, foram convidados para encerrar os dois dias do evento, e confirmaram presença.

Inscrições: eventos@stj.jus.br

Público alvo: Magistrados e servidores do Poder Judiciário.

Clique aqui para acessar a programação.