Inaugurado mais um centro de conciliação do TJDFT: o Cejusc do Paranoá

por MLC — publicado 2015-05-22T19:05:00-03:00

inauguracao Cejusc do Paranoáinauguracao Cejusc do ParanoáO TJDFT inaugurou, nesta sexta-feira, 22/5, mais Centro de Solução de Conflito e Cidadania – Cejusc. Dessa vez, foi no Fórum Desembargador Mauro Renan Bittencourt, da Circunscrição Judiciária do Paranoá. O descerramento da placa de inauguração foi feito pela 1ª Vice-Presidente do Tribunal, desembargadora Carmelita Brasil, na ocasião representando o Presidente da Casa, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, juntamente com o Diretor do Fórum do Paranoá, juiz Júlio César Ribeiro.

O 2º Vice-Presidente, desembargador Waldir Leôncio Júnior, iniciou seu discurso dizendo que, ao inaugurar o Cejusc do Paranoá, o TJDFT oferece aos seus jurisdicionados um espaço público para resolverem seus conflitos de modo digno. “Os conflitos são inerentes ao homem. A contradição é necessária ao crescimento do conhecimento. A moderna teoria do conflito prova e demonstra que o conflito pode ser administrado de maneira a possibilitar crescimento para as pessoas nele envolvidas”, acrescentou.

O desembargador destacou alguns objetivos dos Cejuscs, entre eles: oferecer à sociedade uma forma rápida, gratuita e eficiente de resolução de conflitos; difundir a cultura da conciliação; estimular o empoderamento e a participação social na resolução de conflitos; aproximar o Poder Judiciário da comunidade local; facilitar o acesso da sociedade à justiça material; alinhar a política nacional de resolução adequada de conflitos à educação; e oferecer, aos estudantes de Direito, prática jurídica diversa do litígio com imersão em diferentes realidades sociais. “Augura-se que a população encontre aqui no Cejusc do Paranoá meios rápidos, acessíveis e eficazes de resolver seus conflitos”, finalizou sua fala.

A 1ª Vice-Presidente, desembargadora Carmelita Brasil, disse que as palavras são de louvor e agradecimento. “Louvor, pois essa inauguração é a somatório do trabalho de muitos e agradecimento aos servidores envolvidos”, declarou. Disse ainda que o 2º Vice-Presidente tem sabido escolher onde semear e os frutos colhidos estão sendo saborosos. “Aqui no Paranoá será assim também. Desejo que esse Cejusc tenha o mesmo sucesso dos demais em funcionamento no DF”, encerrou seu discurso. 

Criado pela Portaria Conjunta nº 10, de 29 de janeiro de 2015, o Centro será dirigido pelo juiz Waldir da Paz Almeida e contará com 4 salas e 2 servidores, 6 estagiários, além de voluntários, conciliadores, mediadores, advogados, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, profissionais do Direito e de outras áreas do conhecimento. Inicialmente, irá atender toda a demanda cível dos dois Juizados de Competência Geral do Paranoá.

Estavam presentes: a desembargadora do TJDFT, Maria de Lourdes Abreu; a juíza coordenadora do Cejusc/Brasília, Luciana Sorrentino; o secretário-geral, Celso Neto; o juiz assistente da Presidência, Fabrício Fontoura; os magistrados que atuam nos Cejuscs; o administrador regional do Paranoá, Eduardo Rodrigues; o presidente da OAB subseção do Paranoá, Humberto Pires; o coordenador do núcleo da defensoria do Paranoá, Fábio Ribeiro Soares da Silva; coordenadores dos núcleos de prática jurídica do Paranoá; demais autoridades e servidores.