Magistrados do TJDFT participam da programação da TV Justiça

por ACS — publicado 2015-05-05T14:05:00-03:00

joao luis fischerJuíza Luciana LopesDesembargador George Lopes LeiteNesta semana, os juízes do TJDFT João Luis Fischer, da 2ª Turma Recursal, e Luciana Lopes Rocha, da 1ª Vice-Presidência, participaram do programa "Antes & Depois da Lei", da TV Justiça, sobre o novo Código de Processo Civil - CPC. Na última sexta-feira, 1º/5, Dia do Trabalhador, o desembargador George Lopes Leite foi o entrevistado do Jornal da Justiça, 1ª edição, que tratou do trabalho de sentenciados e ressocialiação dos presos.

No programa "Antes & Depois da Lei", que foi ao ar nesta segunda-feira, 4/5, e contou com diversos juristas, o juiz João Fischer fez um breve histórico da legislação civil brasileira. Já a juíza Luciana Lopes falou sobre a importância da conciliação como medida que visa desburocratizar a Justiça. Segundo ela, cada acordo homologado é menos um processo que irá tramitar e, para que isso se torne viável, o Judiciário acaba se tornando um "um verdadeiro hospital de relações humanas".

O desembargador George Lopes Leite, entrevistado na bancada do Jornal da Justiça no dia 1º/5, Dia do Trabalhador, compartilhou sua experiência como juiz da Vara de Execuções Penais do DF. Segundo ele, menos de 10% da população carcerária do Distrito Federal trabalha e, nesse sentido, o sistema é falho, pois há pouca oferta de trabalho para os apenados. Para ele, o apenado necessita do estímulo adequado, não só com trabalho, mas com conhecimento e cultura para a produção de autoestima e a reinserção na sociedade. Para o desembargador, a ressocialização dos presos "é uma tarefa de todos", no sentido de se vencer preconceitos e dar oportunidades

Clique nas imagens ao lado para assistir aos programas ou confira os horários das reprises do programa "Antes & Depois da Lei" na TV Justiça: quarta-feira, 6/5, às 11h30; quinta-feira, 7/5, às 21h30; sexta-feira, 8/5, às 13h30; e sábado, 9/5, às 19h30.