Magistrados do TJDFT participam de evento sobre educação judicial no Espírito Santo

por ACS — publicado 2015-05-25T08:00:00-03:00

O diretor-geral da Escola de Administração Judiciária do TJDFT, desembargador George Lopes Leite e a juíza da Primeira Turma Recursal dos Juizados Especiais do TJDFT, Sandra Reves, participam nesta segunda-feira, 25/5, do colóquio Educação Judicial – Um Agente de Liderança e Mudança. O evento, que acontece durante todo o dia, em Vitória/ES, está sendo promovido pela Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo – EMES e é conduzido pelo especialista em educação judicial, Livingston Armytage, do Centre for Judicial Studies, da Austrália. Também participam do encontro a secretária do Instituto de Formação, Desenvolvimento Profissional e Pesquisa da Justiça do DF, Arlete Garcia Rodrigues e a subsecretária de Desenvolvimento de Competências de Servidores, Luana Pimenta.

O colóquio é especialmente dirigido aos diretores, coordenadores pedagógicos das escolas e formadores. Nele está sendo apresentado um panorama global da educação judicial e dos desafios enfrentados pelos formadores, além da importância do envolvimento das lideranças na educação judicial para os processos de mudança do Judiciário.

O professor Armytage, reconhecido internacionalmente como um dos maiores estudiosos do tema, afirma que os juízes apresentam características e práticas de aprendizagem distintas dos demais aprendizes profissionais. Assim, o papel e as atribuições dos responsáveis pela formação dos magistrados são diretamente afetados e assumem maior relevância. O evento trata, ainda, da teoria da aprendizagem de adultos e das técnicas aplicáveis à formação profissional especializada dos magistrados