Memorial do TJDFT recebe dois novos painéis

por VS — publicado 2015-05-04T18:40:00-03:00

painel memorialO Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebeu, na última quinta-feira, 30/4, dois novos painéis ilustrativos. O Memorial já contava com 16 painéis que narram a história da Justiça do DF, desde sua origem, na antiga capital Salvador, passando pela década de 60, até os dias atuais.

Um dos novos painéis é sobre o Fórum Verde, construído em 29 abril de 2011, primeira obra sustentável do Judiciário brasileiro. No prédio, foram integrados diversos conceitos ecologicamente reconhecidos como: iluminação natural em todos ambientes, ventilação cruzada, proteção solar com o uso de floreiras em todos os pavimentos, além de captação de águas pluviais para reuso. No mesmo ano, a obra foi  uma das três finalistas de um concurso que homenageou as mais importantes obras públicas no Brasil.

O outro painel é sobre a expansão do TJDFT e sobre o Processo Judicial Eletrônico. O painel destaca que, em 2011, foi ampliado o número de desembargadores de 35 para 40 membros. Outros fatos que o painel nos faz relembrar são: a inauguração do Fórum Desembargador Cândido Colombo Cerqueira, na circunscrição Judiciária do Riacho Fundo, em 2012, e a instalação do Fórum Desembargadora Maria Thereza de Andrade Braga Haynes, na circunscrição do Guará, em 2015. O painel destaca, ainda, a criação de 18 novas varas, assim como 355 novos cargos efetivos de analista e técnico judiciário para as recém-criadas circunscrições do Guará, Itapoã, Águas Claras e Recanto das Emas. O Processo Judicial Eletrônico, cuja implementação teve início em julho de 2014, e que seis meses depois chegou a mais de 9,8 mil processos distribuídos, também foi registrado no painel.

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, localizado no 10º andar do Bloco A, Ala A, funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e abre seu espaço para visitas espontâneas e monitoradas.