Núcleo de Conciliação e Mediação do TJDFT recebe visita do MEC

por MLC — publicado 2015-05-25T19:45:00-03:00

Núcleo de Conciliação e Mediação do TJDFT recebe visita do MECNesta segunda-feira, 25/5, o Núcleo Permanente de Conciliação e Mediação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios recebeu a visita de professores do Ministério da Educação. O objetivo da visita foi conhecer o Núcleo e avaliar a atuação de alunos do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP que atuam com conciliação e mediação no TJDFT.

Os professores Davi Lopes Neto, Eduardo Ramirez Asquieri e Lázaro Manoel de Camargo esclareceram dúvidas com o 2º Vice-Presidente, desembargador Waldir Leôncio Júnior, e com a juíza coordenadora do Cejusc/BSB, Luciana Sorrentino. O desembargador reforçou a importância das parcerias com as instituições de ensino.

A supervisora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília – Cejusc/BSB, Talitha Selvati, explicou o funcionamento e as atividades do Centro e a parceria com o IDP. Destacou a importância dos alunos terem contato com outros tipos de resolução de conflitos e do Tribunal ter parceria com instituições de ensino. A coordenadora administrativa substituta do Nupemec, Nayra Lamounier, ressaltou a relevância do voluntariado como apoio às atividades dos Cejuscs.

O Termo de Convênio entre o TJDFT e o IDP foi assinado em agosto de 2014 pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, e a Diretora Geral do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP, Maria de Fátima Cartaxo. O documento visa firmar parceria técnica e institucional para que os alunos da instituição cumpram estágio supervisionado nas sessões de conciliação e mediação promovidas pelo TJDFT.

O TJDFT possui um Núcleo, o Nupemec, com sete Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania em funcionamento: de Brasília - Cejusc/BSB; de Família de Brasília - Cejusc-FAM/BSB; dos Juizados Especiais Cíveis - Cejusc-JEC/BSB; de Taguatinga – Cejusc/TAG; de Planaltina - Cejusc/PLAN; de Sobradinho – Cejusc/SOB e do Paranoá – Cejusc/PAR, esse último inaugurado na última sexta-feira, 22/5. Todos esses setores são vinculados à 2ª Vice-Presidência, comandada pelo desembargador Waldir Leôncio Júnior, responsável pela política de mediação, de conciliação e de solução adequada de conflitos de interesses no âmbito da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.