Comitê de Governança de TIC realiza primeira reunião

por SB — publicado 2015-03-10T17:45:00-03:00

governanca de ticO Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicações – CGTIC do TJDFT realizou, na sexta-feira, 27/2, sua primeira reunião para discutir propostas de mecanismos para a governança de TIC no Tribunal. A reunião foi presidida pelo desembargador Humberto Adjuto Ulhôa e contou com a presença de membros designados pela Portaria GPR N. 1.894, de 17 de novembro de 2014, que instituiu o CGTIC. O Comitê reúne-se ordinariamente na última sexta-feira do mês. O próximo encontro será no dia 27 de março, às 9 horas.

Na ocasião, foi apresentada a atuação da governança de TIC no TJDFT, nos níveis operacionais, táticos e estratégicos. Para atuar no nível operacional, foram formados cinco grupos temáticos de discussão: Ambiente de Trabalho de TIC, Segurança da Informação, Metodologia de Desenvolvimento e Arquitetura de Software, Processo de Contratação de TIC e Gerenciamento de Serviços de TIC. Os grupos trabalham em pesquisas e estudos técnicos para embasar as diretrizes de TIC. Semanalmente, são realizadas reuniões, para atuação em nível tático, com secretários e subsecretários da área, nas quais são analisadas as proposições técnicas apresentadas pelos grupos temáticos, sob o ponto de vista dos gestores de TIC, discutidos assuntos relacionados a ações, projetos, indicadores de desempenho, incidentes e problemas de alto impacto, por exemplo, para possível construção de sugestões visando ajustes de direção.

Com base nas informações consolidadas nas reuniões táticas e operacionais, o Comitê define o direcionamento estratégico de TIC. O CGTIC é responsável pelas políticas, diretrizes, estratégias e pelo monitoramento e controle das ações e do desempenho de TIC, bem como pela priorização de projetos de desenvolvimento de softwares no âmbito do Tribunal.

Dentre os temas da reunião, também foi abordado o controle dos contratos pelos executores, os sistemas do Tribunal e a aquisição de licenças de softwares.